Home Uncategorized Uma fogueira de fazer voar as ovelhas!

Uma fogueira de fazer voar as ovelhas!

147
0

Ovelhas a voar nas muralhas? E uma gigantesca fogueira, de ser vista a uns 30 quilómetros de distância, no alto da torre?
Não em um Castelo, mas… em dois! Simultâneamente.

Mas… que diabo de coisa será esta? Que já tem data marcada para o próximo sábado em Palmela e em Lisboa? Ao mesmo tempo?
Mete música, teatro, projecções. Promete animação e festa. Tudo isto para celebrar uma… Almenara, ou seja… uma fogueira que ficou na Historia de Portugal. Já lá vão mais de 600 anos.
Bem… o melhor é recordar os factos passados para que vocês percebam:

  • Durante o cerco de Lisboa pelos castelhanos, o Condestável D. Nuno Álvares Pereira – após a vitória na batalha dos Atoleiros (1384) – acendeu uma Almenara (fogueira de grandes dimensões) no Castelo de Palmela para alertar o Mestre de Avis, em Lisboa, de que a ajuda estava próxima.

A 17 de Setembro juntam-se duas margens do Tejo, dois castelos, duas cidades. E, dia todo, Lisboa e Palmela são cenário de espectáculos independentes que a tecnologia permitirá interligar: as projecções serão visíveis nos castelos dos dois municípios.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=881209621989653&set=o.124331758934&type=3&theater
Os horizontes abertos do alto do Castelo de Palmela
(Clique para ampliar)

Do lado de de Palmela, o pastoreio e as ovelhas são os elementos centrais do espetáculo Ritual Almenara. Encenações teatrais com a direcção de João Brites, do Teatro O Bando.
E com o maestro Jorge Salgueiro a assumir o comando da vertente musical.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=763137603734336&set=o.124331758934&type=1&theater
Castelo de São Jorge, Lisboa
(Clique para ampliar)

Lisboa celebra a lusitanidade e os padrões das subculturas da cidade capital. A direcção será de Jorge Ribeiro, da Companhia da Esquina. E contará com uma orquestra de 12 músicos.

Durante todo o dia, será tempo de uma ligação histórica entre os dois castelos, um jogo de tabuleiro em tamanho real, uma instalação de figuras lúdicas para fotografias, sinalética associada ao projeto e workshops e fam trips com operadores turísticos. Sábado cheio naqueles dois monumentos nacionais.

O projeto Almenara pretende estabelecer a comunicação entre as duas margens do rio Tejo. Com base na informação histórica, identidade, património e cultura das diferentes regiões, exaltando a memória coletiva e reforçando a oferta turística da Região de Lisboa. Congrega as Câmaras Municipais de Lisboa e de Palmela e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.