Home À boleia... Investigadora da Universidade de Aveiro desenvolve impressões 3D em cortiça

Investigadora da Universidade de Aveiro desenvolve impressões 3D em cortiça

Biodegradável, aproveita resíduos de cortiça resultantes do fabrico de rolhas. Alternativa ecológica para qualquer impressora 3D, dá aos objetos impressos o toque, o odor e a cor que só a cortiça permite. Projecto desenvolvido por Tatiana Antunes para a tese de Mestrado em Engenharia de Materiais da Universidade de Aveiro.

2540
1
Cortiça3D
Já é possível fazer impressões 3D com material 100 por cento biodegradável à base de cortiça. Desenvolvido na Universidade de Aveiro, a partir de resíduos de cortiça resultantes do fabrico de rolhas, o novo material quer ser alternativa ecológica para qualquer impressora 3D. E também conferir aos objetos impressos o toque, o odor e a cor que só a cortiça pode dar.

Em alternativa aos filamentos sintéticos disponíveis no mercado, cujos ingredientes plásticos não são amigos do ambiente, este material desenvolvido por Tatiana Antunes para a sua tese de Mestrado em Engenharia de Materiais é uma solução totalmente nova.

Tatiana Antunes explicou que se trata de um filamento compósito que foi desenvolvido recorrendo a uma matriz plástica biodegradável e que incorpora partículas de cortiça que são parte de um resíduo resultante do processo de fabrico de rolhas.

Cortiça3D
O novo filamento e o primeiro objecto impresso

Biodegradável e solução para a reutilização de desperdícios de cortiça, o filamento apresenta tonalidades castanhas, tem um toque levemente rugoso e, durante o processo de impressão, emite um leve odor a cortiça.

Temos, assim, um filamento para impressão 3D, com personalidade e amigo do ambiente que pode ser usado para as mais diversas impressões, pois permite a impressão de objetos com uma excelente estética e qualidade, com uma cor característica associada, aponta Tatiana Antunes.

Cortica3D

Este projeto foi desenvolvido na Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN) e no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica, sob orientação dos professores Martinho Oliveira e Elisabete Costa. O trabalho teve ainda o acompanhamento da investigadora Sara Silva (ESAN) e da Amorim Cork Composites.

1 COMMENT

  1. Não é novidade nenhuma. Já existe no mercado filamentos biodegradáveis de cortiça à vários anos. Já testei e usei para um projeto na universidade em 2018.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.