Home À boleia... Conhece Vieira do Minho? 10 razões para partir à descoberta

Conhece Vieira do Minho? 10 razões para partir à descoberta

Com as montanhas do Gerês no horizonte e as albufeiras repletas de água cristalina, Vieira do Minho tem muito mais para descobrir do que imagina.

4361
0
Vieira do Minho
Vieira do Minho

Vieira do Minho é um território surpreendente em qualquer altura do ano, sendo que cada estação proporciona os seus encantos e desafios.

A hospitalidade da sua gente, o contacto direto com a natureza e o mundo rural são algumas das características que distinguiram e fortaleceram Vieira do Minho como destino turístico ao longo dos últimos anos. Aqui, as famílias podem criar lembranças, descobrir e fotografar este lugar único em segurança e tranquilidade.

NATUREZA – entre rios e serras

Vieira do Minho
Vieira do Minho

Pela Serra da Cabreira e nas margens dos rios Ave e Cávado, abrem-se caminhos para cenários naturais que encantam pela sua beleza. Aventurando-se pelos trilhos serranos, o turista desfrutará de bosques frondosos, quedas de água refrescantes, e de sublimes vistas panorâmicas sobre as aldeias pitorescas e albufeiras. O Rio Ave, que tem a sua nascente no alto da Cabreira, brinda o visitante com lagoas e cascatas que contrastam com a paisagem serena e bucólica.

PATRIMÓNIO – material e imaterial

Vieira do Minho
Vieira do Minho

Descobrir Vieira do Minho, passa também por conhecer o património cultural e edificado que marcou a identidade e a história deste concelho. Igrejas, capelas, cruzeiros, pelourinhos, moinhos, espigueiros, cabanas de pastores, fojos do lobo, imóveis de arquitetura vernacular, vestígios romanos e medievais brotam neste vasto território.

O concelho dispõe ainda de um conjunto de casas brasonadas, de salientar a Casa Museu Adelino Ângelo, cuja visita é obrigatória a quem visita Vieira do Minho.

O município de Vieira do Minho oferece uma riqueza patrimonial que vai muito além do seu rico património edificado. O seu vasto espólio de manifestações e expressões populares, desde romarias, festas, lendas e artesanato, é frutos do trabalho e expressão cultural das suas comunidades.

GASTRONOMIA – sabores rurais e serranos de Vieira do Minho

Vieira do Minho
Vieira do Minho

Também a gastronomia local é um ótimo pretexto para fazer várias paragens em busca dos sabores. A cozinha vieirense está profundamente marcada pelos sabores rurais e serranos, e pelo aproveitamento dos produtos endógenos que possibilitam a confeção de iguarias verdadeiramente tentadoras.

Pratos tipicamente regionais, como o afamado cozido local “couves com feijão amarelo” ou a típica vitela Barrosã ornam as mesas dos restaurantes vieirenses. Para completar o cardápio, não podemos deixar de referir outras especialidades da terra que merecem ser destacadas, tais como o cabrito, o anho, os barquilheres, as rabanadas, o leite-creme, o pudim…

LAZER – águas cristalinas e calmas

Salamonde
Salamonde

O Rio Ave, as várias linhas de água que percorrem as encostas da Serra da Cabreira e as 4 barragens (Ermal, Salamonde, Caniçada e Venda Nova) proporcionam um conjunto de praias fluviais e zonas de banhos com águas cristalinas e paisagens naturais deslumbrantes. Estas constituem espaços de lazer onde o veraneante poderá usufruir de belos dias de lazer.

Ainda de olhos postos na água, o visitante descobrirá os encantos da Albufeira da Caniçada a bordo do barco de recreio, O Brancelhe.

ALDEIAS DA CABREIRA – granito e simplicidade

Aldeia de Campos
Aldeia de Campos

Situadas em pleno coração da Cabreira, as aldeias de Agra, Campos, Espindo, Lamalonga, Louredo e Zebral seduzem aqueles que as visitam e despertam a vontade de voltar. São os cenários perfeitos para quem gosta de usufruir da natureza e dos prazeres simples da vivência do mundo rural.

Percorrer as pequenas ruelas dessas aldeias é encontrar em cada recanto a simplicidade e o jeito afável dos habitantes, o granito das habitações e dos muros que ladeiam as propriedades e campos, as casas de lavradores, as eiras, os espigueiros, as alminhas, os cruzeiros, os moinhos, e ainda os usos e costumes do Minho tradicional.

TURISMO EM ESPAÇO RURAL – hospitalidade, tradição, conforto

Vieira do Minho
Vieira do Minho

Vieira do Minho é o local ideal para a escapadela perfeita. O concelho assume-se como a capital do turismo em espaço rural, pois dispõe de um leque extenso e diversificado de oferta para pernoitar.

Aqui, o turista tem ao seu dispor unidades de alojamento cuidadosamente restauradas, onde o conforto, a hospitalidade, a tranquilidade e a privacidade se conjugam em harmonia. Esta oferta caracteriza-se por uma forte presença de unidades de reduzida dimensão e de cariz familiar.

EVENTOS – cultura e dinamismo em Vieira do Minho

Todos os meses são organizadas atividades que envolvem a comunidade do concelho e valorizam as tradições do mundo rural, os produtos locais e a gastronomia. Este dinamismo tem cativado cada vez mais quem busca autenticidade do mundo rural. Marque já na sua agenda de 2021: Feira do Fumeiro, Agro Vieira, Feira da Ladra, Mercado de Outono, são alguns dos eventos que não vai querer perder.

TURISMO RELIGIOSO – santuários marianos

Capela Nossa Senhora da Lapa
Capela Nossa Senhora da Lapa

O concelho de Vieira do Minho, a exemplo de outros com semelhantes particularidades minhotas, é terra de tradições religiosas. Aqui, a cultura, o património edificado e o património imaterial sempre tiveram uma forte relação com a fé Cristã e a Igreja, em particular com a Virgem Maria.

A devoção a Nossa Senhora levou à construção de muitos templos que lhe são dedicados. Aqui, em plena comunhão com a natureza, erguem-se os santuários de N. Sra. da Fé, de N. Sra. da Orada e de N. Sra. da Lapa, belíssimos sacrários que merecem uma visita.

RURALIDADE – agricultura e floresta

Vieira do Minho
Vieira do Minho

Vieira do Minho é um concelho marcado por uma ruralidade acentuada, onde os campos agrícolas e a floresta predominam o território e pintam a paisagem. A economia vieirense baseia-se por isso na agricultura e na criação de gado, essencialmente bovino e suíno.

Por isso, o turista poderá cruzar-se frequentemente com rebanhos ou garranos que desfilam pelos caminhos da serra ou das aldeias, sendo eles, os principais protagonistas deste mundo rural.

TRADIÇÕES – usos e costumes de Viera do Minho

vindima
Vindima

Fruto da identidade cultural vieirense, são muitas as tradições que se mantém por todas as freguesias e lugares do concelho de Vieira do Minho. Por exemplo, a vindima, a pisa, a matança do porco, a desfolhada, as chegas dos bois, o folclore, são momentos importantes no calendário da gente de Vieira do Minho.

Visite Vieira do Minho!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.