Home Gastrofolias Doçaria Conventual: 5 receitas de comer e chorar por mais

Doçaria Conventual: 5 receitas de comer e chorar por mais

A doçaria conventual portuguesa é riquíssima e estas receitas deliciosas foram concebidas por freiras que viviam em conventos. Para comer e chorar por mais!

19295
0

Pudim de Ovos do Mosteiro de Alcobaça

Doçaria Conventual: 5 receitas, de comer e chorar por mais
Pudim de Ovos do Mosteiro de Alcobaça – Doçaria Conventual

A região de Alcobaça é conhecida pela produção de frutas de grande qualidade, sendo uma referência em Portugal e além fronteiras. As frutas são, pois, uma presença marcante na doçaria tradicional da região. No entanto, a cidade também está muito ligada à Ordem de Cister, que outrora habitava no Convento integrado no Mosteiro de Alcobaça.

O pudim de ovos dos Frades do Mosteiro de Alcobaça é uma das especialidades da doçaria conventual que integra o riquíssimo património gastronómico da região. Mantém os traços típicos dos doces conventuais, sendo feito à base de ovos e açúcar.

Ingredientes:

  • 1 kg de açúcar
  • 14 gemas
  • 2 ovos
  • 250 ml de água
  • 50 g de manteiga

Confeção:
Leve ao lume o açúcar com a água até obter uma calda em ponto de pasta.

Deixe arrefecer um pouco e adicione as gemas, juntamente com os ovos inteiros e a manteiga, mexendo bem até obter um preparado homogéneo.

Deite a mistura numa forma de pudim bem untada e leve a cozer, no forno, durante cerca de 1 hora, em banho-maria. Verifique a cozedura espetando um palito, o qual deverá sair húmido mas limpo.

Quando estiver cozido, deixe o pudim arrefecer e desenforme.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.