Início Patrimónios Duas ruas portuguesas entre as mais bonitas do mundo

Duas ruas portuguesas entre as mais bonitas do mundo

Quem o afirma é a prestigiada Condé Nast Traveler, especializada em turismo: há duas ruas portuguesas entre as mais bonitas do mundo.

2161
0

De rua em avenida, de passeio em beco, esta é uma selecção dos pavimentos e calçadas mais bonitas que encontrámos em todo o mundo, escreve a publicação espanhola, que aconselha os viajantes a optar “por calçado cómodo” – talvez a pensar na calçada portuguesa da Rua Augusta – quando visitarem os 31 locais escolhidos.

Rua Augusta
Rua Augusta

A Rua Augusta, em Lisboa, e o Cais da Ribeira, no Porto, estão entre as mais belas do mundo segundo o critério da revista de viagens espanhola ‘Condé Nast Traveler’ que escolheu as “31 ruas a percorrer antes de morrer”. A Augusta alfacinha é portanto uma das ruas em destaque na ‘Condé Nast Traveler’ que vê na capital portuguesa “o encanto do velho, do novo e da mistura entre ambos numa simbiose inigualável”.

Cais da Ribeira
Cais da Ribeira

O artigo publicado, esta terça-feira, elogia ainda o Cais da Ribeira, na cidade Invicta, considerando aquela zona como “a área mais animada” do Porto, “onde as casas se apinham numa ordem caótica de azulejos e roupa estendida sobre bares, restaurantes e terraços em frente ao Douro”.

Cais da Ribeira
Cais da Ribeira

Das 31 ruas seleccionadas pela ‘Condé Nast Traveler’ fazem também parte as Ramblas de Barcelona e a Gran Vía de Madrid, em Espanha, o grande canal de Veneza, em Itália, a High Line, em Nova Iorque, a Ocean Drive, em Miami, nos Estados Unidos, a Neal’s Yard, em Covent Garden, Londres, a marroquina rua azul de Chefchaouen, a Nerudova de Praga e a parisiense Norvins.

Cais da Ribeira
Cais da Ribeira

A lista estende-se ainda por outros locais do mundo como Temple Bar (Dublin), Via Margutta (Roma), Petit Champlain (Quebeque, Canadá), Shomben Yokocho (Tóquio, Japão) ou Shan Tang (Suzhou, China).

 

As 10 ruas mais bonitas de Lisboa (segundo a nossa opinião)

 

Só se encontra e se sente a alma de Lisboa durante um passeio pelos bairros históricos, deixando-se perder pelas ruas e calçadas das várias colinas. Os autocarros panorâmicos não passam pelos mais belos e pitorescos cantos da cidade, por isso aqui indicamos as dez ruas onde os viajantes mais curiosos e aventureiros encontram os cenários perfeitos para as suas fotos. De Alfama ao Bairro Alto, do Príncipe Real ao Chiado, descubra uma Lisboa desconhecida da maioria: a Lisboa dos pátios tradicionais, a Lisboa da roupa estendida na varanda, a Lisboa das flores à janela. Descubra uma cidade que o vai surpreender em cada recanto. Estas são as ruas mais bonitas e pitorescas de Lisboa.

 

1. Rua da Bica de Duarte Belo

lisboa
Bica, Lisboa

É talvez a rua mais fotografada de Lisboa, pois é atravessada pelo emblemático Elevador da Bica. As suas escadinhas têm origem em 1597 e, tal como o resto do bairro da Bica, foi pouco afectada pelo terramoto de 1755. Hoje é conhecida pelos seus pequenos bares e pelos típicos edifícios coloridos, terminando no pitoresco Largo de Santo Antoninho.

 

2. Rua Vieira Portuense

Rua Vieira Portuense
Rua Vieira Portuense

Hoje virada para os jardins de Belém, esta rua foi construída junto da antiga praia. Vários dos edifícios característicos da Lisboa anterior ao terramoto de 1755 são agora restaurantes.

 

3. Calçada do Duque

Calçada do Duque
Calçada do Duque

Esta calçada vai do Bairro Alto à Baixa, desde o Largo Trindade Coelho, onde se encontra a Igreja de São Roque, à estação do Rossio. Pelo caminho tem-se uma bela vista do castelo, e encontra-se uma variedade de restaurantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.