Home Patrimónios Duas ruas portuguesas entre as mais bonitas do mundo

Duas ruas portuguesas entre as mais bonitas do mundo

Quem o afirma é a prestigiada Condé Nast Traveler, especializada em turismo: há duas ruas portuguesas entre as mais bonitas do mundo.

2618
0

7. Rua do Sacramento à Lapa

Rua do Sacramento à Lapa
Rua do Sacramento à Lapa

Esta rua foi onde a nobreza construiu os seus palacetes, hoje residências de embaixadores ou embaixadas. É uma das mais belas ruas da cidade, e onde se encontra uma das mais curiosas fachadas cobertas de azulejos e peças de cerâmica. Trata-se de um palacete romântico dos finais do século XIX com janelas neo-manuelinas, que pode ser admirado no número 24.

 

8. Calçada de Santana

Calçada de Santana
Calçada de Santana

Esta rua fica bem perto do Miradouro do Torel, e é das mais lisboetas que há. É uma rua estreita e íngreme, onde casario de tipo popular encontra-se ao lado de edifícios senhoriais (nos números 144, 168 e 198). Foi onde morreu o poeta Luís de Camões, e ao chegar ao número 116 vira-se para a Rua de Martim Vaz e encontra-se uma placa a indicar o local de nascimento da fadista Amália Rodrigues. Nesta rua encontra-se também uma das primeiras igrejas com um interior em talha dourada, a Igreja da Pena, e uma vista do Tejo no horizonte.

 

9. Rua dos Remédios

Rua dos Remédios
Rua dos Remédios

Esta é das poucas ruas que foram pouco afectadas pelo terramoto de 1755, por isso ainda se encontram vários portais manuelinos, como o da Capela dos Remédios, o do número 39, e outro junto à Calçadinha de Santo Estêvão. Obras de requalificação no início de 2016 proibiram o estacionamento, dando mais espaço aos peões que vão à procura das tradicionais petiscarias e das casas de Fado. Passeando pela rua também se encontram raros painéis de azulejos nas fachadas, anteriores ao terramoto.

 

10. Rua da Adiça

Rua da Adiça
Rua da Adiça

Descendo a Rua Norberto Araújo junto ao Miradouro das Portas do Sol chega-se à Rua da Adiça, onde se sente o autêntico ambiente de aldeia de Alfama. Aqui encontra-se uma das típicas fontes do bairro e casas pitorescas que têm vindo a ser reabilitadas.

Fonte: lisbonlux.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.