Com as quotas de pesca a fazerem rarear a sardinha, chegou a janela de oportunidade da cavala. Argumentos de peso: o seu sabor e a sua riqueza no tal Ómega 3. Que agora está em todas… nestas voltas da alimentação saudável – apresentado como “um ácido gordo polinsaturado, que ajuda ao desenvolvimento do cérebro e à prevenção de doenças cardiovasculares”.
Cada vez mais celebrada em iniciativas de crescer água na boca, com badaladas (e concorridas!) semanas gastronómicas, anda então aquele peixinho. Em Maio foi Setúbal, agora é a vez de Sesimbra: De 24 de Setembro a 2 de Outubro a cavala vai ser rainha, ocupando o trono do início de Outono que, naquela beira de mar, até já foi do espadarte! Outros tempos…
Apostando na textura e sabor da cavala, já muitos templos da arte de bem comer se renderam ao seu culto. E não têm parado de nos surpreender com receitas, modos de confecção e formas de apresentação.
Em Sesimbra, durante uma semana, duas dezenas de restaurantes prometem surpreender e deliciar. Será que vão conseguir? A pergunta fica no ar. E só depois das provas poderá vir a opinião. Fica prometido!
A cavala é uma das espécies mais capturadas pela frota de pesca de Sesimbra e um dos peixes mais abundantes da costa portuguesa. Segundo os seus promotores, com a autarquia local à cabeça, “a Semana Gastronómica da Cavala pretende divulgar a cavala da costa sesimbrense, incentivando a sua utilização gastronómica, o seu consumo e a sua valorização enquanto recurso económico.”
Não perca a oportunidade, programe a sua ida a Sesimbra: há pratos de Cavala para descobrir, segredos de confecção para aprender, histórias de mar e pesca para conhecer…
Para que possa planear convenientemente a sua surtida, dê uma vista de olhos na listagem dos restaurantes participantes.
E… bom proveito!