Home Uncategorized Animais e lugares selvagens de um território encantado

Animais e lugares selvagens de um território encantado

Das "Áreas Protegidas" de Portugal Continental, o que já passeou, viu e sentiu? A pé, por trilhos e caminhos, com tempo para olhar vida e natureza: Aprender a parar, ver e contemplar. Com vontades de descobrir e compreender.

1023
0
Lince Ibérico

E você a sonhar paragens exóticas, paisagens de encantar, animais selvagens… nos confins do mundo. Sem suspeitar que isso está mais perto do que pensa. Às vezes quase à mão de semear, sem que lhe dê atenção, importância ou o reconheça…

Das Áreas Protegidas de Portugal Continental, O que é que já passeou, viu e sentiu?
Claro… não dá para ir de automóvel! E mesmo quando a pé por trilhos e caminhos, de tão absorvido com mapas, GPS e formas de orientação, quase não tem tempo ou oportunidade, para olhar vida e natureza.
Vai ter de aprender a parar, ver e contemplar. Com vontades de descobrir e compreender.

Portugal, Património Natural é a viagem pelas Áreas Protegidas de Portugal Continental num filme produzido pela Wildstep Productions para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

• Norte

Durante um ano, a equipa da Wildstep Productions percorreu mais de 50 000 quilómetros pelas Áreas Protegidas de Portugal Continental. Do Gerês à Ria Formosa, acompanhou os ciclos naturais de vida de centenas de plantas e animais.

• Centro

Em mais de 30 Áreas Protegidas, foram filmadas cerca de 250 espécies, algumas com grande relevância para a conservação das espécies.
Endemismos, raridades, espécies sensíveis e de difícil abordagem, como Lobo e Lince ibéricos e as grandes aves de rapina, foram alguns dos factores que mais atrairam a atenção dos autores do filme.

• Lisboa e Vale do Tejo

Para além dos aspectos naturais, sugem documentadas várias actividades, tradições e produtos das áreas protegidas de Portugal ligados à marca Natural.PT.
Um projecto que contou com colaboração de mais de 150 pessoas: Técnicos e vigilantes da natureza do ICNF, bem como naturalistas, guias locais e particulares.

• Alentejo

A liderar todo este projecto esteve Daniel Pinheiro, autor/realizador de méritos firmados no levantamento das realidades da nossa Vida Selvagem:
“Para nós foi um experiência muito enriquecedora e um grande privilégio realizar este trabalho, como quem cuida e protege um dos nossos bens mais preciosos. Um verdadeiro serviço público, que assegura a vida de futuras gerações.”
Na sua página do Facebook, ele deixou bem claros os agradecimentos “a todos os envolvidos pelo seu conhecimento, tempo e dedicação, fundamentais para a concretização deste projeto”.

• Algarve

Depois destes apontamentos de imagem… fica uma vontade imensa de saborear o filme na íntegra.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.