Início Uncategorized “Mar de Sines” – Espreite o documentário que estreia a 24

“Mar de Sines” – Espreite o documentário que estreia a 24

8
0
COMPARTILHE


100 entrevistas, 250 horas de gravações e todo aquele mar pela frente. Apenas… um documentário!

Urdido com testemunhos de três gerações de pescadores. Daqueles que conhecem bem o mar do sudoeste português. Os mais velhos nem precisavam de instrumentos de navegação: orientavam-se pelas pedras, pelos relevos e desenho da costa, pelas marcas no alto das falésias, pelos focos dos faróis.

O que o mar oferece e o que o mar reclama. Os encantos do mar… mas também a dureza das realidades que transporta.
Na origem deste filme o porto de pesca. Ambição de tantos anos, com promessas do tempo da outra senhora celebradas em repasto de vaca quando Marcelo – o do Antigo Regime – lhes prometeu um.
Balela para disfarçar a chegada do Porto Oceânico e do Terminal Petrolífero. Não se sabe quem terá pago o bicho sacrificado na festa de celebração. Mas sabe-se que os pescadores de Sines tiveram ainda de passar por muitos anos de esperas e lutas para conseguir lugar seguro para acostar os barcos do seu sustento.

E se Porto e Lota são interesse do documentário, o filme navega outras águas: encontra os últimos pescadores-cabaneiros de São Torpes, percorre a costa rochosa com os mariscadores, escuta as memórias dos pescadores do alto, mergulha as profundezas do oceano.

Um cheirinho para abrir o apetite…

Produzido pela Câmara Municipal de Sines, é um projeto de cinema com a comunidade. Foi realizado por Diogo Vilhena, com produção e assistência de realização de António Campos. Banda sonora original de Charlie Mancini, com a participação de músicos da região.

Estreia aprazada para dia 24. No Castelo de Sines, encostado à praia, com o mar no horizonte!

Advertisements

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here