Home Patrimónios Os elevadores de Lisboa: história, origem e curiosidades

Os elevadores de Lisboa: história, origem e curiosidades

Fazem parte do imaginário dos lisboetas e são uma das grandes atracções da capital. Descubra a história dos elevadores e ascensores de Lisboa.

288
0
lisboa
Ascensor da Bica

Sem eles Lisboa tornar-se-ia um pouco mais pobre. São uma das várias atracções da cidade, construídos no século XIX para facilitar as subidas e as descidas nas colinas da cidade. Agora são eleitos monumentos nacionais e mais usados pelos turistas, mas de quando em vez aliviam as pernas aos lisboetas. São os elevadores de Lisboa que contam com mais de 100 anos de história.

Ascensor da Bica
Ascensor da Bica

Os elevadores de Lisboa foram projectos da responsabilidade de Raoul Mesnier du Ponsard. O nome francês engana, pois Raoul de Ponsard era portuense e foi igualmente responsável pela construção do Funicular de Guindais no Porto, os elevadores de Nazaré e Bom Jesus em Braga.

Ascensor da Bica
Ascensor da Bica

Muitos dizem até que Ponsard terá sido discípulo ou terá colaborado com Gustave Eiffel. Não existem, contudo, registos que confirmem o mesmo. Talvez o nome francês e o mesmo gosto estético terão confundido as fontes de informação por vezes erradamente divulgadas pelas ruas de Lisboa.

 

Ascensor da Glória

O Ascensor da Glória foi inaugurado a 24 de Outubro de 1885, faz a ligação entre a Praça dos Restauradores e São Pedro de Alcântara, através da calçada da Glória. Foi movido, primeiramente através de um sistema de cremalheira e cabo por contrapeso de água, depois a vapor e só em 1915 tornou-se eléctrico. Inicialmente o elevador tinha dois andares.

Ascensor da Glória
Ascensor da Glória

O piso de baixo tinha dois bancos corridos em que os passageiros viajavam de costas para a rua e no piso de cima cujo acesso era feito através de uma escada de caracol, já se podia deslumbrar a vista virados de frente para a rua.

Ascensor da Glória
Ascensor da Glória

Como curiosidade, na calçada da Glória foi realizada uma prova de ciclismo, a Subida à Glória, entre os anos de 1913 e 1926, entretanto recuperada em 2013. E para quem gosta de música, há uma canção dedicada a este elevador. É da banda ícone do rock português dos anos 80, os Rádio Macau e chama-se… ”Elevador da Glória”.

 

Elevador de Santa Justa

Apesar de algumas semelhanças no que diz respeito à estética deste elevador com a Torre Eiffel, repetimos a informação: o elevador de Santa Justa não foi um projecto de Gustave Eiffel, mas sim de Raoul Ponsard e este último não foi discípulo do engenheiro francês. Sim? Feitos os esclarecimentos, seguem mais algumas informações sobre este elevador: Inaugurado em 1902 com a presença do rei D. Carlos I, faz a ligação entre a rua de Santa Justa ao Largo do Carmo.

Elevador de Santa Justa
Elevador de Santa Justa

Nos primeiros anos do seu funcionamento era movido a vapor, passando a 6 de Novembro de 1907 a ser usado com energia eléctrica. É, sem dúvida, um dos grandes símbolos de engenharia da época, e destaca-se sobretudo pelo seu traçado rendilhado e estrutura em ferro fundido, influência de estilo neogótico. O elevador sobe 45 metros de altura e as suas duas cabines têm a capacidade para 45 pessoas.

 

Ascensor da Bica

O Ascensor da Bica foi inaugurado a 28 de Junho de 1892 e é composto por duas carruagens cada uma com três compartimentos desnivelados e de acesso independente, com capacidade para transportar 23 passageiros, sendo 9 sentados.

Ascensor da Bica
Ascensor da Bica

Faz ligação próxima do Cais do Sodré, na Rua de São Paulo até à entrada do Bairro Alto, no largo do Calhariz. A viagem é das mais bonitas, pois avista-se o rio e atravessam-se casas que fazem parte da arquitectura típica e bairrista de Lisboa.

 

Ascensor do Lavra

Dos cinco elevadores de Lisboa, este é o mais antigo. Foi inaugurado em 19 de Abril de 1884 e faz o percurso entre o largo da Anunciada e a Rua Câmara Pestana. São 188 metros íngremes subindo a Calçada do Lavra e é servido por duas carruagens idênticas com capacidade para 42 pessoas.

Ascensor do Lavra
Ascensor do Lavra

Tal como os elevadores da Glória e da Bica começou a ser movido pelo sistema de cremalheira e contrapeso de água, passando a vapor e, finalmente, a electricidade a partir de 1915. É talvez o menos conhecido, mas chegando ao cimo, ficamos mais perto de um dos jardins mais bonitos da cidade – o Jardim do Torel.

Fonte: conexaolusofona.org

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.