![Ascensor da Bica lisboa](https://i0.wp.com/descobrirportugal.pt/wp-content/uploads/2019/05/fixedw_large_4x.jpg?resize=640%2C427&ssl=1)
Sem eles Lisboa tornar-se-ia um pouco mais pobre. São uma das várias atracções da cidade, construídos no século XIX para facilitar as subidas e as descidas nas colinas da cidade. Agora são eleitos monumentos nacionais e mais usados pelos turistas, mas de quando em vez aliviam as pernas aos lisboetas. São os elevadores de Lisboa que contam com mais de 100 anos de história.
![Ascensor da Bica](https://i0.wp.com/descobrirportugal.pt/wp-content/uploads/2019/05/2440308059_61053ca764_b.jpg?resize=640%2C480&ssl=1)
Os elevadores de Lisboa foram projectos da responsabilidade de Raoul Mesnier du Ponsard. O nome francês engana, pois Raoul de Ponsard era portuense e foi igualmente responsável pela construção do Funicular de Guindais no Porto, os elevadores de Nazaré e Bom Jesus em Braga.
![Ascensor da Bica](https://i0.wp.com/descobrirportugal.pt/wp-content/uploads/2019/05/40605776_1161342950671481_8172215320488190405_n-1.jpg?resize=640%2C800&ssl=1)
Muitos dizem até que Ponsard terá sido discípulo ou terá colaborado com Gustave Eiffel. Não existem, contudo, registos que confirmem o mesmo. Talvez o nome francês e o mesmo gosto estético terão confundido as fontes de informação por vezes erradamente divulgadas pelas ruas de Lisboa.
Ascensor da Glória
O Ascensor da Glória foi inaugurado a 24 de Outubro de 1885, faz a ligação entre a Praça dos Restauradores e São Pedro de Alcântara, através da calçada da Glória. Foi movido, primeiramente através de um sistema de cremalheira e cabo por contrapeso de água, depois a vapor e só em 1915 tornou-se eléctrico. Inicialmente o elevador tinha dois andares.
![Ascensor da Glória](https://i0.wp.com/descobrirportugal.pt/wp-content/uploads/2019/05/8951595879_e34179ee1f_b.jpg?resize=640%2C480&ssl=1)
O piso de baixo tinha dois bancos corridos em que os passageiros viajavam de costas para a rua e no piso de cima cujo acesso era feito através de uma escada de caracol, já se podia deslumbrar a vista virados de frente para a rua.
![Ascensor da Glória](https://i0.wp.com/descobrirportugal.pt/wp-content/uploads/2019/05/18019894483_851d1a15c9_b.jpg?resize=640%2C401&ssl=1)
Como curiosidade, na calçada da Glória foi realizada uma prova de ciclismo, a Subida à Glória, entre os anos de 1913 e 1926, entretanto recuperada em 2013. E para quem gosta de música, há uma canção dedicada a este elevador. É da banda ícone do rock português dos anos 80, os Rádio Macau e chama-se… ”Elevador da Glória”.
Elevador de Santa Justa
Apesar de algumas semelhanças no que diz respeito à estética deste elevador com a Torre Eiffel, repetimos a informação: o elevador de Santa Justa não foi um projecto de Gustave Eiffel, mas sim de Raoul Ponsard e este último não foi discípulo do engenheiro francês. Sim? Feitos os esclarecimentos, seguem mais algumas informações sobre este elevador: Inaugurado em 1902 com a presença do rei D. Carlos I, faz a ligação entre a rua de Santa Justa ao Largo do Carmo.
![Elevador de Santa Justa](https://i0.wp.com/descobrirportugal.pt/wp-content/uploads/2019/05/36981955_2009345769084989_3389224346143686656_n.jpg?resize=640%2C800&ssl=1)
Nos primeiros anos do seu funcionamento era movido a vapor, passando a 6 de Novembro de 1907 a ser usado com energia eléctrica. É, sem dúvida, um dos grandes símbolos de engenharia da época, e destaca-se sobretudo pelo seu traçado rendilhado e estrutura em ferro fundido, influência de estilo neogótico. O elevador sobe 45 metros de altura e as suas duas cabines têm a capacidade para 45 pessoas.
Ascensor da Bica
O Ascensor da Bica foi inaugurado a 28 de Junho de 1892 e é composto por duas carruagens cada uma com três compartimentos desnivelados e de acesso independente, com capacidade para transportar 23 passageiros, sendo 9 sentados.
![Ascensor da Bica](https://i0.wp.com/descobrirportugal.pt/wp-content/uploads/2019/05/7f517b35d3a291a11b4d6f53dc10cd14.jpg?resize=640%2C800&ssl=1)
Faz ligação próxima do Cais do Sodré, na Rua de São Paulo até à entrada do Bairro Alto, no largo do Calhariz. A viagem é das mais bonitas, pois avista-se o rio e atravessam-se casas que fazem parte da arquitectura típica e bairrista de Lisboa.
Ascensor do Lavra
Dos cinco elevadores de Lisboa, este é o mais antigo. Foi inaugurado em 19 de Abril de 1884 e faz o percurso entre o largo da Anunciada e a Rua Câmara Pestana. São 188 metros íngremes subindo a Calçada do Lavra e é servido por duas carruagens idênticas com capacidade para 42 pessoas.
![Ascensor do Lavra](https://i0.wp.com/descobrirportugal.pt/wp-content/uploads/2019/05/Ascensor-do-Lavra-junto-ao-Largo-da-Anunciada-na-atualidade.jpg?resize=640%2C874&ssl=1)
Tal como os elevadores da Glória e da Bica começou a ser movido pelo sistema de cremalheira e contrapeso de água, passando a vapor e, finalmente, a electricidade a partir de 1915. É talvez o menos conhecido, mas chegando ao cimo, ficamos mais perto de um dos jardins mais bonitos da cidade – o Jardim do Torel.
Fonte: conexaolusofona.org