Estas 22 cidades à beira do precipício estão construídas em zonas inadequadas para quem tem vertigens. Uma delas fica em Portugal.
Há séculos o ser humano desafia a natureza e constrói cidades em ambientes insólitos e de difícil acesso. No passado, as cidades eram erguidas à beira dos penhascos por uma variedade de razões, mas mais frequentemente por causa de vantagens defensivas.
Uma cidade ao lado de uma falésia com vista para o mar tinha um melhor controlo das águas circundantes e era praticamente impossível de ser invadida pelo oceano.
Cidade penduradas, dando a ideia de que se equilibram para não cair penhasco abaixo, em conjunto com a natureza, dão lugar a uma paisagem pitoresca. Pela sua beleza, recebem turistas de todas as partes do mundo.
Percorra a galeria e descubra estas cidades impróprias para quem sofre de vertigens.
Bonifácio, França
Com menos de três mil habitantes, Bonifácio fica no extremo sul de Córsega, de frente para Sardenha (Itália). Uma parte da cidade foi construída em cima de falésias, com casas no estilo medieval.
Manarola, Itália
Construída sobre uma rocha de 70 metros de altura, a cidade é uma das mais românticas do Cinque Terre – conjunto de quatro cidades turísticas à beira do mar da Ligúria.
Meteora, Grécia
A área foi inicialmente povoada por monges que moravam em cavernas dentro das rochas de Meteora, durante o século XIII. Durante a ocupação turca na região, os monges passaram a construir os mosteiros no cimo das falésias. Os seis principais mosteiros são interligados por estradas alcatroadas e acessíveis pela rocha. “Megálos Metéoros” é o maior deles.
Positano, Itália
Positano é uma aldeia numa encosta da Costa Amalfitana, no sul de Itália.A cidade é cheia de casas coloridas vertiginosas empoleiradas num enclave na face de uma colina.
Haid Al-Jazil, Iémen
Haid Al-Jazil, é uma vila no centro do Iémen, localizada a 73 km de Wadi Dawan. A aldeia está empoleirada inteiramente num pedregulho e é conhecida pelos seus prédios de tijolos de barro que se erguem por vários andares. Muitos deles pairam sobre as rochas, a uma altura de 100 ou 200 metros acima do nível do vale.
Castellfollit de la Roca, Espanha
O penhasco de basalto onde fica a cidade tem mais de 50 metros de altura e quase um quilômetro de extensão. A visão da igreja e das casas altas na borda do precipício é uma das imagens mais fotografadas da Catalunha.
Rocamandour, França
A pequena aldeia construída na parte rochosa de um desfiladeiro é um importante ponto de peregrinação em França. Pessoas vão até a aldeia para homenagear Santo Amador (um eremita que viveu no local, segundo a lenda) e rezar para a Virgem Maria. A comuna está situada num penhasco de calcário a 1.500 pés acima do desfiladeiro do Rio Alzou
Ronda, Espanha
A cidade na província de Málaga, Andaluzia, foi construída sobre um maciço rochoso, com casas próximas do penhasco à beira do rio Tejo. Uma ponte com 98 metros de altura liga as duas áreas da cidade, El Mercado e La Ciudad.
Tropea, Itália
Tropea é uma pequena cidade na costa leste de Calábria, no sul de Itália. Os edifícios da cidade estão empoleirados num penhasco natural de formação rochosa, a 50 metros acima do nível do mar, com vista para as águas azul-turquesa das praias.
Arcos de La Frontera, Espanha
Arcos de la Frontera é uma cidade na província de Cádis, no sul da Espanha e está situada à beira de um penhasco íngreme. A cidade oferece uma vista espetacular sobre a paisagem circundante.
Constantina, Argélia
Constantina é uma cidade argelina, capital da província homónima. Com cerca de 750 mil habitantes, é a capital do leste do país e a terceira cidade mais importante da Argélia. Está agarrada aos penhascos acima do desfiladeiro do Rio Rhumel, que flui centenas de metros abaixo da cidade.
Pitigliano, Itália
Pitigliano é uma comuna italiana da região da Toscana, com cerca de 4.167 habitantes. Penduradas num afloramento de “tufo” (cinza vulcânica compactada), as antigas casas medievais desordenadas parecem que se apoiam umas nas outras para garantir que não caem borda abaixo.
Al-Hajjarah, Iémen
Al Hajjarah é um exemplo perfeito de uma cidade no topo da falésia. A cidadela, fundada no século XII, é construída sobre um precipício e é famosa por suas casas imponentes que são construídas sobre as faces do penhasco.
Cuenca, Espanha
Localizada no alto do desfiladeiro dos rios Júcar e Huécar, a cidade é marcada por casas suspensas, construídas durante o domínio muçulmano. Além das casas, a Catedral e as ruas de paralelos conquistam qualquer viajante que visita a cidade, que é Património da Humanidade.
Polignano a Mare, Itália
Polignano a Mare é uma cidade italiana de 17.797 habitantes, situada no topo de um penhasco de calcário de 20 metros de altura. A cidade oferece vistas deslumbrantes sobre as belas águas cristalinas do Mar Adriático. A economia local depende principalmente do turismo, agricultura e pesca.
Escarpa de Bandiagara, Mali
As falésias de Bandiagara abrigam mais de 200 aldeias do povo Dogon, que construíram suas casas encravadas nos penhascos para se proteger de ataques inimigos desde o século XV. A região tem uma arquitetura única, com cabanas de telhados planos de palha e cemitérios construídos no alto dos penhascos.
Veliko Tarnovo, Bulgária
Veliko Tarnovo é uma cidade, situada ao longo do rio Yantra, que foi a capital da Bulgária entre 1185 e 1393 durante o Segundo Império Búlgaro. Veliko Tarnovo é muitas vezes referida como a “Cidade dos Czares”.
Fira, Grécia
Fira é a capital de Santorini, uma ilha grega no mar Egeu. Fira está localizada na borda de um penhasco de 260 metros e é considerada a mais importante cidade da ilha.
Jezzine, Líbano
Jezzine é uma cidade no Líbano, a 40 quilómetros a sul de Beirute. A cidade está situada dramaticamente em um promontório rochoso com vista para um vale profundo de 40 metros de altura. É cercada por picos de montanhas e florestas de pinheiros a uma altitude média de 950 metros.
Metekhi, Geórgia
Metekhi é um bairro histórico de Tbilisi, na Geórgia, localizado num penhasco elevado com vista para o rio Mtkvari.
Sant’Agata de’ Goti, Itália
Sant’Agata de’ Goti é uma comuna italiana da região da Campania, província de Benevento, com cerca de 11.566 habitantes. Esta fascinante vila medieval está situada num penhasco acima do desfiladeiro do rio.
Azenhas do Mar, Portugal
As Azenhas do Mar é uma aldeia no litoral do concelho de Sintra. Está situada em um penhasco que cai 77 metros para o oceano. O Miradouro das Azenhas, no topo da falésia, oferece uma vista privilegiada sobre o Oceano Atlântico.
Autora: Susana Sousa Ribeiro
Fonte: Viagens Sapo
_