Home Aventuras Perguntas de turistas que deixam os guias à beira de um ataque...

Perguntas de turistas que deixam os guias à beira de um ataque de riso

O túmulo de Nossa Senhora e a Revolução dos Escravos. Conheça as perguntas e comentários dos turistas que deixam os guias à beira de um ataque de riso.

47361
12
turistas
Rio Tejo

Do Mosteiro do “Jerónimo” ao “túmulo de Nossa Senhora de Fátima”, fique a conhecer as perguntas e comentários dos turistas que deixam os guias à beira de um ataque de riso – ou de um ataque de nervos. São cada vez mais os turistas estrangeiros que procuram Portugal para passarem as férias. Só em 2016, o país recebeu 21,3 milhões de visitantes. O número, divulgado pelo Turismo de Portugal, representa um aumento de 11,1 por cento face a 2015, e a tendência é para que continue a crescer.

À semelhança de anos anteriores, a maioria dos visitantes era proveniente de países como Reino Unido, Espanha e Alemanha. Do Brasil, vieram cerca de 1,5 milhões de turistas.

Apesar disso, nem todos parecem saber ao que vêm. Falamos com três guias de turismo para tentar perceber o que é que os turistas sabem (ou não sabem) sobre Portugal.

 

Capítulo I: Os erros históricos

Ana (nome fictício), guia de turismo há mais de 20 anos, admite que já ouviu de tudo. Apesar disso, garante que os turistas com quem fala todos os dias arranjam sempre uma forma de a surpreenderem e de lhe perguntarem coisas novas.

Conímbriga

Numa visita guiada às ruínas romanas de Conímbriga, depois de várias explicações, o grupo de turistas que acompanhava perguntou-lhe se “aquilo estava tudo partido porque tinha havido um terramoto”.

Ana voltou a explicar-lhes que as ruínas tinham vários milhares de anos e que haviam sido construídas pelos romanos. Apesar disso, o grupo não ficou muito convencido. “Não têm muita noção do tempo e dos séculos. É tudo um bocado igual para eles”, referiu a guia de turismo.

Mosteiro dos Jerónimos – Capela de Nosso Senhor dos Passos

No Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, perguntaram-lhe uma vez se a capela do Nosso Senhor dos Passos “era o túmulo de Cristo”.

Na capela, construída junto à entrada da igreja, existe uma estátua de Jesus. Com toda a calma do mundo, Ana explicou à turista que Jesus não estava (nem poderia estar) sepultado naquela igreja.

Jerónimo

É também nos Jerónimos que lhe costumam fazer uma das questões mais recorrentes — se o mosteiro foi construído em honra de Jerónimo. Sim, o índio norte-americano.

Fusos horários

Também em Lisboa, na Praça D. Pedro IV (Rossio), perguntaram-lhe se D. Pedro IV era D. Pedro I no Brasil por causa do fuso horário.

A guia de turismo explicou que a numeração se devia à sucessão, mas ninguém pareceu ficar satisfeito com a resposta. Ana acredita que muitos dos erros se devem ao facto de as “pessoas virem de férias e estarem completamente relaxadas”. “Fazem certas perguntas que, se pensassem 30 segundos, nunca fariam”, defende a guia.

Joana (nome fictício), guia de turismo há seis anos, diz que os erros e as confusões são “muito recorrentes” e que acontecem todos os dias. Os históricos são, sem dúvida, dos mais comuns.

Torre dos Clérigos, Porto

Uma vez, durante uma visita à Torre dos Clérigos, no Porto, um turista comentou: “Wow, é mesmo bonito! Quem é que fez? Foi um mouro ou um romano?”. A Torre, que faz parte da Igreja dos Clérigos, foi construída durante o século XVIII.

Pablo Escobar

Mas não é apenas a história dos monumentos que os turistas confundem. Numa outra visita, um fez questão de partilhar que estava a ler um livro sobre a história de Portugal — e que finalmente tinha chegado “à parte do Escobar”, o famoso traficante de droga colombiano.

Antonio de Oliveira Salazar

Este é o rei D. Carlos, que foi assassinado em 1908″, explicou Joana durante uma visita guiada em Lisboa. “Foi o Salazar que o matou?”, perguntou um turista curioso.

Marta (nome fictício), guia de turismo desde 2008, diz que já ouviu tantos disparates que já lhe “entram por um ouvido e saem por outro”. “É muito habitual”, disse, “confundem as histórias todas”.

Apesar dos erros históricos, Marta acredita que as maiores confusões surgem quando se fala de religião. “Se forem católicos percebem mais ou menos, mas se não forem têm alguma dificuldade em perceber”.

Santuário da Nossa Senhora da Nazaré

Durante uma visita guiada ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, um grupo de turistas perguntou-lhe de que “senhora é que estava a falar” porque já não se conseguiam lembrar.

A guia, que já lhes tinha falado de Fátima e de outras revelações marianas em Portugal, tinha acabado de lhes contar a história da aparição de Nossa Senhora a D. Fuas Roupinho, alcaide-mor do castelo de Porto de Mós, na Nazaré.

Santuário de Fátima

Mas, no que diz respeito à religião, a pergunta mais frequente é feita durante as visitas ao Santuário de Fátima. Marta já não consegue contar o número de vezes que lhe perguntaram pelo túmulo da Nossa Senhora de Fátima. Ana e Joana também já tiveram de responder à mesma pergunta — vezes e vezes sem conta.

Nossa Senhora de Fátima

Aqui estão o Francisco e a Jacinta”, os pastorinhos de Fátima, explicou Joana durante uma visita ao santuário. “E onde é que está o túmulo da Nossa Senhora de Fátima?”, perguntou um dos turistas.

 

Capítulo II: Os erros geográficos

Rio Tejo

Para Joana, os erros históricos são “previsíveis”. O que a guia de turismo não compreende é as confusões que existem em relação à geografia portuguesa. “Muitos turistas veem o rio Tejo e perguntam se do outro lado fica Tenerife, Marrocos ou a Madeira. Não percebem muito bem onde estão, acham que o rio é o mar. Acham muito estranho que do outro lado ainda seja Portugal.”

A guia de turismo confessa que lhe faz “um bocado de confusão” que os turistas venham “para um país e não saibam onde fica”. Muitos deles viajam até Portugal sem qualquer “referência” ou “imagem”.

“Vêm para cá completamente às escuras”, admite. A guia lembrou a história de uma turista de Taiwan, que viajou até Portugal na companhia do marido, que vinha participar numa conferência sobre medicina. Aos amigos que lhe perguntaram o que ia ver em Portugal, a mulher respondeu simplesmente “não sei, depois conto-vos quando voltar”.

Arquipélago da Madeira

Como é que vamos para a Madeira? Vamos de autocarro?”, perguntou uma vez um turista a Joana.

Ana diz que é muito recorrente perguntarem-lhe se Almada é África. Para evitar a pergunta, a guia, mal chega à beira do Tejo, apressa-se a explicar que do outro lado não fica Marrocos, mas sim Portugal. Existe “um grande desconhecimento em relação ao mundo em geral e à geografia”, admite.

Marta lembra-se de um condutor italiano que, apesar de já ter estado em Lisboa, lhe perguntou se do outro lado da ponte ficava a Madeira. “Em termos de geografia, não têm mesmo noção”, disse a guia. Um grupo de italianos interrogou-a uma vez sobre a moeda usada em Portugal.

Rio Tejo

Este é o rio Vasco da Gama?”, interrogou um turista em Lisboa.

 

Capítulo III: Os outros erros

Todos os dias, um ou outro turista chega a Portugal convencido de que por cá só se fala espanhol. Dizem “gracias” com a convicção de quem sabe o que está a dizer. Mas Joana não leva a mal. “Eles fazem um esforço para falar a nossa língua, só que falam a errada…”

Santuário do Bom Jesus Braga

As confusões com os nomes dos locais também são recorrentes. O estilo “manuelita” do Mosteiro dos Jerónimos, o Bom Jesus de “Praga”, o Museu “do Calisto” (Calouste Gulbenkian) ou a Revolução dos “Escravos” (Cravos) — Joana e Marta admitem que já ouviram de tudo.

Solar dos Presuntos

“Uma vez disseram-me que queriam fazer uma reserva no Solar das Mortadelas”, contou Marta. Só ao fim de algum tempo é que a guia de turismo percebeu que estavam a falar do Solar dos Presuntos, um restaurante na rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa.

Autora: Rita Cipriano
Fonte: Observador

12 COMMENTS

  1. Alguns desses sei com conhecimento de causa que são mitos e piadas, coisas que se contam que se ouviu ou alguém ouviu (e é tanga) como o do outro lado do Tejo ser Marrocos… isso foi “inventado” durante a Expo 98 (irão encontrar a primeira referência a isso nessa altura), numa alusão ao que os tripeiros apelidam quem nasceu abaixo de Coimbra (chamam-lhes de mouros), e daí surgiu a piada para tripeiro: do outro lado do rio é Marrocos (e não é que há alguns que acreditam, ao arrepio das aulas de geografia e desconhecerem o próprio país?!).
    Se essa é mentira e caiu no artigo como verdade, que outras serão mentira?!

    Por curiosidade, outra que surgiu da expo98, e é igualmente mentira, é a da mascote da Expo em que alguém perguntava onde estava o Gil (a mascote) e a Gilette… essa pergunta nunca foi feita com cara séria, é igualmente uma piada.

    Uma que não é mentira em relação ao Tejo (em Lisboa e somente em Lisboa) é haver realmente turistas que perguntam se é o mar (por não estarem habituados a rios largos, mas isso só ocorre em Lisboa pois se se for mais para dentro o Tejo torna-se “minusculo” comparativamente).

    • Posso-lhe garantir que não é mentira a típica pergunta se do outro lado do rio é Marrocos. Trabalho com turistas e já me perguntaram isto vezes sem conta! Se é Marrocos, se é Madeira, inclusive se era Espanha!!!

      • Andreia! Melhor mesmo é pautar essa crítica como mais uma de turista desinformado. Claro que acredito em si e sei, até por algumas situações que já presenciei, que assim é.

  2. É porque ainda não viram o rio Amazonas no Estado do Pará. Tem lugares que parece mar, tem ondas e não se enxerga a outra margem!

  3. Fui guia durante anos no estrangeiro. E sim ha turistas que sao assim. Nao podemos pretender que saibam tudo. As pessoas viajam para aprender. Brincar com as preguntas tontas e seguir. Pior é se sao turistas portugueses a fazer esses erros no seu pais. 🙂

  4. Artigo muito bom
    Só e pena não mencionar a nacionalidade desses turistas .

  5. Um Estuário é uma parte de um rio, tal como os pés são parte do nosso corpo… O Tejo desagua no ceano Atlãntico… Mar da palha é uma parte do Estuário, ampla, apenas isso…

  6. Falta de uma preparação mínima antes de avançarem em turismo. Se o fizessem evitariam este tipo de perguntas “parvas”

  7. O mar da palha separa os alfacinhas, com os operários enganados durante a participação política na época pós 1974/5, o mais importante foi durante o Verão Quente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.