
Lisboa tem mesmo 7 colinas? E porque chamam “alfacinhas” aos lisboetas? Há mesmo uma estátua de um imperador mexicano numa das praças da capital? Muito haveria por dizer e por contar sobre Lisboa. Uma das capitais mais antigas da Europa, cidade fundada ainda antes de Roma, possui uma história milenar e repleta de pequenos e saborosos detalhes, alguns dos quais transformados em lendas. Descubra 15 curiosidades sobre Lisboa.
1. Por que é que os homens do lixo são “Almeidas”?
2. Por que é que há um arco no meio da Praça de Espanha?


O arco que está no meio da praça fazia parte do Aqueduto das Águas Livres e estava na Rua de São Bento. Foi desmontado aquando de umas obras de remodelação, em 1938, e esteve espalhado na rotunda da Praça de Espanha até 1998, ano em que um gigante apaixonado por Legos o devolveu à sua forma original.
3. É mesmo proibido dar de comer aos pombos? Porquê?


Dar milho aos pombos é proibido de acordo com o n.º1 do Art.º 60º do Regulamento de Resíduos Sólidos. A dieta é obrigatória para evitar que esta praga se reproduza. Ou seja, se os pombos comerem os seus restos de pão e bolos não vão comer o milho contraceptivo que é distribuído pela cidade com o objectivo de controlar essa encantadora população de aves que insiste em redecorar os nossos carros com os seus excrementos.