Home Aventuras 15 curiosidades sobre Lisboa que sempre quis saber mas teve vergonha de...

15 curiosidades sobre Lisboa que sempre quis saber mas teve vergonha de perguntar

Lisboa tem mesmo 7 colinas? E porque chamam alfacinhas aos lisboetas? Descubra e delicie-se com 15 fantásticas curiosidades sobre Lisboa.

4650
0

7. Há um faroleiro no Bugio?

Lisboa
Lisboa

O farol, no Forte de São Vicente do Bugio, deixou de ser uma fortificação em 1945 e tornou-se automático em 1981. No ano seguinte os faroleiros foram mandados para casa e desde então que está vazio. Isto significa que se quiser pode ocupar o forte, declarar a sua independência e começar a emitir moeda. Não diga a ninguém que fomos nós que demos a ideia.

 

8. Qual é a pata direita do cavalo de D. José?

cidade mais bonita do Mundo
Padrão dos Descobrimentos – Joe Price

É a esquerda. Não conhece o trocadilho? É uma provocação tão antiga como a estátua equestre que está no Terreiro do Paço. A pata direita – ou que está “a direito” – é a pata esquerda do cavalo. A pata do seu lado direito está ligeiramente dobrada, daí ser possível brincar com os vários significados da palavra “direita”. É rir a bom rir. E qual é a cor do cavalo branco de D. José? Ok, ok, vamos parar com isto.

 

9. É verdade que a estátua que está no Rossio é de um imperador mexicano?

Torre de Belém – Amélia Monteiro

Não e é uma pena. Dava uma belíssima história. O mito urbano de que a estátua que está na praça do Rossio não é de D. Pedro IV, mas sim do imperador Maximiliano do México, é só isso mesmo: um mito. Reza a lenda que o escultor tinha feito uma belíssima estátua do tal imperador, entretanto fuzilado, e para não dar o trabalho por perdido reciclou-a como homenagem ao monarca português.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.