Home Aventuras 15 curiosidades sobre Lisboa que sempre quis saber mas teve vergonha de...

15 curiosidades sobre Lisboa que sempre quis saber mas teve vergonha de perguntar

Lisboa tem mesmo 7 colinas? E porque chamam alfacinhas aos lisboetas? Descubra e delicie-se com 15 fantásticas curiosidades sobre Lisboa.

4650
0

13. Quais são as famosas 7 colinas de Lisboa?

monumentos mais importantes de Portugal
Torre de Belém – messagez

Elas terão sido referidas, pela primeira vez, no séc. XVII, no Livro das Grandezas de Lisboa de Frei Nicolau de Oliveira, que desejava aproximar a nossa cidade de Roma, ela também com sete colinas. Ao avistar Lisboa, vindo de barco, Frei Nicolau nomeou as sete colinas como sendo – Castelo, São Vicente, São Roque, Santo André, Santa Catarina, Chagas e Sant´Ana. Curiosamente, a colina da Graça, a mais alta de todas ficou de fora desta enumeração, provavelmente porque vista do barco a colina da Graça ficava encoberta pela do Castelo. Muitos estudiosos dizem que, em rigor, Lisboa terá umas cinco colinas e não mais.

 

14. Qual a origem do nome “Chiado”?

locais grátis para visitar em Lisboa
Sé de Lisboa

São muitas as hipóteses para a origem do nome Chiado, dado a um pitoresco largo da zona da Baixa Lisboeta. Há quem diga que o nome estaria ligado ao chiar das rodas das carroças que subiam e desciam aquelas vias. No entanto, a mais consensual das versões é a que diz que o nome deriva da alcunha do poeta do séc. XVI, António Ribeiro, que ficou conhecido como o Chiado e que está representado no largo por uma estátua. Também poderá derivar da alcunha de um tal Gaspar Dias, taverneiro quinhentista, proprietário de um estabelecimento comercial situado defronte do Convento do Espírito Santo, depois Palácio Barcelinhos, hoje Armazéns do Chiado, centro comercial.

 

15. Porque razão o símbolo do Benfica tem uma roda de bicicleta?

Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

Será que os muitos adeptos do Benfica já repararam que o emblema do clube tem uma inscrita uma roda de bicicleta? A explicação remonta aos anos do primeiro campo de jogos na Quinta da Feiteira. Como, nessa altura, o clube não era muito endinheirado muitos jogadores passaram-se para o Sporting. Isto veio a originar a fusão do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica, que tinha como modalidade principal o ciclismo, levando à origem do actual emblema, com a roda de uma bicicleta e também do nome que, actualmente, tem o clube: Sport Lisboa e Benfica.

Fonte parcial: TimeOut

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.