Home Aventuras 15 curiosidades sobre Lisboa que sempre quis saber mas teve vergonha de...

15 curiosidades sobre Lisboa que sempre quis saber mas teve vergonha de perguntar

Lisboa tem mesmo 7 colinas? E porque chamam alfacinhas aos lisboetas? Descubra e delicie-se com 15 fantásticas curiosidades sobre Lisboa.

7709
0
Lisboa
Lisboa

Lisboa tem mesmo 7 colinas? E porque chamam “alfacinhas” aos lisboetas? Há mesmo uma estátua de um imperador mexicano numa das praças da capital? Muito haveria por dizer e por contar sobre Lisboa. Uma das capitais mais antigas da Europa, cidade fundada ainda antes de Roma, possui uma história milenar e repleta de pequenos e saborosos detalhes, alguns dos quais transformados em lendas. Descubra 15 curiosidades sobre Lisboa.

 

1. Por que é que os homens do lixo são “Almeidas”?

Chamamos “Almeidas” aos homens que recolhem o lixo porque os primeiros a fazer esse trabalho vinham de Almeida, na Guarda, vila fronteiriça da comarca de Pinhel. Se fossem naturais da Lixa, cidade do concelho de Felgueiras, esta história tinha mais piada.

 

2. Por que é que há um arco no meio da Praça de Espanha?

Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

O arco que está no meio da praça fazia parte do Aqueduto das Águas Livres e estava na Rua de São Bento. Foi desmontado aquando de umas obras de remodelação, em 1938, e esteve espalhado na rotunda da Praça de Espanha até 1998, ano em que um gigante apaixonado por Legos o devolveu à sua forma original.

 

3. É mesmo proibido dar de comer aos pombos? Porquê?

Lisboa

Dar milho aos pombos é proibido de acordo com o n.º1 do Art.º 60º do Regulamento de Resíduos Sólidos. A dieta é obrigatória para evitar que esta praga se reproduza. Ou seja, se os pombos comerem os seus restos de pão e bolos não vão comer o milho contraceptivo que é distribuído pela cidade com o objectivo de controlar essa encantadora população de aves que insiste em redecorar os nossos carros com os seus excrementos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.