Início Cantos & Danças Caretos de Podence a Património da Humanidade!

Caretos de Podence a Património da Humanidade!

Os fatos coloridos, as máscaras, os chocalhos, a alegria esfuziante, as correrias e maroteiras...

376
0
Caretos de Podence

Caretos de PodenceJá não lhes faltavam os bailados lúbricos ao assalto das moças, ao ritmo e ao som dos chocalhos, agora querem ser mesmo Património da Humanidade.
E, da pequena aldeia de Podence em Macedo de Cavaleiros, querem conseguir da UNESCO o reconhecimento pela verdade, a importância e a marca inconfundível (e insubstitível) dos ritos de celebração das Festas do Inverno no Nordeste Trasmontano.
Caretos de PodenceO Processo de candidatura já está entregue. E, na sequência de todo o trabalho desenvolvido, até Dezembro de 2019 será um esforço intenso para conseguir que saia da XIV reunião do Comité Internacional da UNESCO a declaração dos Caretos como Património Imaterial da Humanidade.
A única candidatura selecionada pelo Governo para representar Portugal.

Caretos de PodenceUma pequena aldeia de 180 habitantes que, por alturas do Carnaval, é invadida por mais de 10 mil pessoas que não querem perder as brincadeiras e as diabruras dos Caretos: Máscaras de ferro ou de lata, fatos farfalhudos e coloridos, chocalhos à cintura, alegria e maroteiras esfuziantes.
O esforços de preservação destas formas de cultura popular procura agora, também, reconhecimento internacional. E merece-o, se dúvida!
Na sequência, alías, do seu reconhecimento como Património Cultural Imaterial de Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.