Início Cantos & Danças Caretos de Podence a Património da Humanidade!

Caretos de Podence a Património da Humanidade!

Os fatos coloridos, as máscaras, os chocalhos, a alegria esfuziante, as correrias e maroteiras...

306
0
Caretos de Podence

Caretos de PodenceJá não lhes faltavam os bailados lúbricos ao assalto das moças, ao ritmo e ao som dos chocalhos, agora querem ser mesmo Património da Humanidade.
E, da pequena aldeia de Podence em Macedo de Cavaleiros, querem conseguir da UNESCO o reconhecimento pela verdade, a importância e a marca inconfundível (e insubstitível) dos ritos de celebração das Festas do Inverno no Nordeste Trasmontano.
Caretos de PodenceO Processo de candidatura já está entregue. E, na sequência de todo o trabalho desenvolvido, até Dezembro de 2019 será um esforço intenso para conseguir que saia da XIV reunião do Comité Internacional da UNESCO a declaração dos Caretos como Património Imaterial da Humanidade.
A única candidatura selecionada pelo Governo para representar Portugal.

Caretos de PodenceUma pequena aldeia de 180 habitantes que, por alturas do Carnaval, é invadida por mais de 10 mil pessoas que não querem perder as brincadeiras e as diabruras dos Caretos: Máscaras de ferro ou de lata, fatos farfalhudos e coloridos, chocalhos à cintura, alegria e maroteiras esfuziantes.
O esforços de preservação destas formas de cultura popular procura agora, também, reconhecimento internacional. E merece-o, se dúvida!
Na sequência, alías, do seu reconhecimento como Património Cultural Imaterial de Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.