Coisas que o mundo inteiro deveria aprender com Portugal
Portugal é um país muito mais equilibrado do que a média e é muito maior do que parece. Acho que o mundo seria melhor se fosse um pouquinho mais parecido com Portugal.
Dentre as coisas que mais detesto, duas podem ser destacadas: ingratidão e pessimismo. Sou incuravelmente grata e otimista e, comemorando quase 2 anos em Lisboa, sinto que devo a Portugal o reconhecimento de coisas incríveis que existem aqui – embora me pareça que muitos nem percebam.
Não estou dizendo que Portugal seja perfeito. Nenhum lugar é. Nem os portugueses são, nem os brasileiros, nem os alemães, nem ninguém.
Mas para olharmos defeitos e pontos negativos basta abrir qualquer jornal, como fazemos diariamente. Mas acredito que Portugal tenha certas características nas quais o mundo inteiro deveria inspirar-se.
Para começo de conversa, o mundo deveria aprender a cozinhar com os portugueses. Os franceses aprenderiam que aqueles pratos com porções minúsculas não alegram ninguém. Os alemães descobririam outros acompanhamentos além da batata. Os ingleses aprenderiam tudo do zero.
Bacalhau e pastel de nata? Não. Estamos falando de muito mais. Arroz de pato, arroz de polvo, alheira, peixe fresco grelhado, ameijoas, plumas de porco preto, grelos salteados, arroz de tomate, baba de camelo, arroz doce, bolo de bolacha, ovos moles.
Mais do que isso, o mundo deveria aprender a se relacionar com a terra como os portugueses se relacionam. Conhecer a época das cerejas, das castanhas e da vindima. Saber que o porco é alentejano, que o vinho é do douro.
Talvez o pequeno território permita que os portugueses conheçam melhor o trajeto dos alimentos até a sua mesa, diferente do que ocorre, por exemplo, no Brasil.
O mundo deveria saber ligar a terra à família e à história como os portugueses. A história da quinta do avô, as origens trasmontanas da família, as receitas típicas da aldeia onde nasceu a avó.
O mundo não deveria deixar o passado escoar tão rapidamente por entre os dedos. E se alguns dizem que Portugal vive do passado, eu tenho certeza de que é isso o que os faz ter raízes tão fundas e fortes.
O mundo deveria ter o balanço entre a rigidez e a afeto que têm os portugueses.
De nada adiantam a simpatia e o carisma brasileiros se eles nos impedem de agir com a seriedade e a firmeza que determinados assuntos exigem. O deputado Jair Bolsonaro, que defende ideias piores que as de Donald Trump, emergiu como piada e hoje se fortalece como descuido no nosso cenário político. Nem Bolsonaro nem Trump passariam em Portugal. Os portugueses – de direita ou de esquerda – não riem desse tipo de figura, nem permitem que elas floresçam.
Ao mesmo tempo, de nada adianta o rigor japonês que acaba em suicídio, nem a frieza nórdica que resulta na ausência de vínculos. Os portugueses são dos poucos povos que sabem dosar rigidez e afeto, acidez e doçura, buscando sempre a medida correta de cada elemento, ainda que de forma inconsciente.
Todo país do mundo deveria ter uma data como o 25 de abril para celebrar. Se o Brasil tivesse definido uma data para celebrar o fim da ditadura, talvez não observássemos com tanta dor a fragilidade da nossa democracia. Todo país deveria fixar o que é passado e o que é futuro através de datas como essa.
Todo idioma deveria carregar afeto nas palavras corriqueiras como o português de Portugal carrega. Gosto de ser chamada de miúda. Gosto de ver os meninos brincando e ouvir seus pais chamá-los carinhosamente de putos. Gosto do uso constante de diminutivos. Gosto de ouvir “magoei-te?” quando alguém pisa no meu pé. Gosto do uso das palavras de forma doce.
O mundo deveria aprender a ter modéstia como os portugueses – embora os portugueses devessem ter mais orgulho desse país do que costumam ter. Portugal usa suas melhores características para aproximar as pessoas, não para afastá-las. A arrogância que impera em tantos países europeus, passa bem longe dos portugueses.
O mundo deveria saber olhar para dentro e para fora como Portugal sabe. Portugal não vive centrado em si próprio como fazem os franceses e os norte americanos. Por outro lado, não ignora importantes questões internas, priorizando o que vem de fora, como ocorre com tantos países colonizados.
Portugal é um país muito mais equilibrado do que a média e é muito maior do que parece. Acho que o mundo seria melhor se fosse um pouquinho mais parecido com Portugal. Essa sorte, pelo menos, nós brasileiros tivemos.
Autora: Ruth Manus é advogada e professora universitária e assina um blogue no Estado de São Paulo, Retratos e relatos do cotidiano
Existe muito mais coisas que deveríamos aprender. A falar corretamento nossa língua, a disciplina nos atendimentos , onde há filas (bicha) e esperas. Entre tantas coisas, uma considero importantíssima; a discrição e reservas nas palavras. Dificilmente, quase impossível saber da vida e coisas mais íntimas de um português, apenas por conhecê-lo. Éé preciso tornar-se amigo e mesmo assim, quase nada fica-se sabendo à respeito de suas vidas.
Você está tão enganado…
Texto bem intencionado, mas cheio de lugares comuns errados. Os exemplos de comparação são desajustados da realidade.
Sr Luiz Carlos,
A sua mensagem é que saibamos falar a língua. Contudo, parecendo insólito, começa a sua frase com um erro! Volte a reformular e seja exemplar antes de pedir aos outros que o sejam.
Boa aprendizagem!
Sr Luiz Carlos.
As suas palavras são totalmente descabidas, exageradas e desproporcionais.
De acordo com os seus comentários, é evidente que não é Português, nem conhece verdadeiramente o povo Português.
O povo Português está aquém das pessoas que se cruza na azáfama das grandes cidades.
Convido-o a visitar o interior, para ter uma percepção mais realista.
Cumprimentos.
Luiz Carlos, a visão que você tem sobre nós Portugueses está a meu ver, totalmente desenquadrada da realidade..
Gostei!
Muito obrigado, Ruth. Gostei muito do seu texto.
Totalmente de acordo com a autora sobre o que escreveu sobre Portugal e os Portugueses…
Melhor viajar para França (interior) USA. Varios estados, como eu, e não precisaríamos mudar
para Portugal, se não estivéssemos durante 16 anos de counismo enrustido, tanto desvio de grana. Depois de conhecer mais de 30 paises, o meu é o pior, Portugal atrai brasileiros por conta da língua, mas existe dezenas de Portugal a conhecer.
Adorei tudo o que disse sobre a minha terra Ruth. Muito obrigada!
Adotei Portugal ao casar-me com um filho de imigrantes portugueses aqui no Brasil. Adotei como pai e mãe meus queridos sogros. Aprendi a culinária portuguesa e também adotei-a no dia a dia. Já fui algumas vezes mesa terra e eu de voltar novamente. Saudades de Portugal!
Poucas pessoas nos conhecem realmente. Somos pessoas honestas e humildes envoltas em nossas capas de simpliciadade. Não somos propotentes por sermos país do primeiro mundo, somos pobres porque nossos irmãos de língua nos escorraçam em suas arruaças de ingratidão e de soberba territorial. Lhe agradeço por nos conhecer tão bem e por ter orgulho de pertencer à nossa raça,
Algo de muito especial Portugal tem e que o digam os 25 milhões de estrangeiros que nos visitam anualmente, os franceses, alemães, italianos, brasileiros, entre outros, que optam por viver definitivamente em Portugal. Efetivamente Portugal é um país desenvolvido, com muita coisa a ser melhorada, o que é perfeitamente nirmal; nunca nos devemos contentar com o que temos mas ambicionamos sempre mais. Portugal não é pequeno porque na Europa é um país de médias dimensões, aliás, na Europa, por norma todos os países são geigraficamente pequenos e alguns com mais do que um idiomas, etc… Portugal não é pequeno porque cada região é diferente das demais, não é Pequeno porque para irmos até aos Açores temos quer percorrer 2.500 kms de avião, porque temos uma das maiores áreas marítimas do mundo, não é pequeno porque a nossa língua está espalhada mundo a fora, não é pequeno porque se chega ao Brasil e parece que saímos de casa e continuamos em casa, o mesmo Angola, Moçambique; vê-se Portugalidade em todo o lado, não é pequenos porque procriamos com negros, asiáticos, etc… Não é pequeno porque vemos gente bonita de norte a sul, onde me incluo, claro, é basta sair das nossas fronteiras que já não existem por estarmos inseridos num estado praticamente federado, UE, para vermos como somos bonitos e acrescentamos particularidades que nenhum povo europeu tem. É por tudo isto que somos independentes e não viabilizou sermos engolidos pela Espanha onde poderíamos ser uma Catalunha da vida. Um abraço à lusofonia.
Rico não rima necessariamente com desenvolvido. Há países ricos (potencialmente) mas que continuam subdesenvolvidos (Congo, Angola, etc). Portugal não é um país rico, embora também não possa ser considerado pobre, mas tornou-se um país altamente desenvolvido. Vou citar apenas 4 factores que, pela sua importância, o expressam decisivamente – segurança, educação, saúde e rede de estradas, tudo aspectos em que Portugal se encontra ao mais alto nível mundial.
“Todo o país do Mundo devia ter uma data como o 25 de Abril para celebrar”.
Por uma incrível coincidência, o regime fascista italiano caiu a 25 de Abril de 1945, visto que foi nesse dia que Mussolini foi capturado pela resistência italiana, ao mesmo tempo que os Aliados entravam em Milão e eram recebidos por uma multidão em festa.
Desde então, o 25 de Abril é feriado em Itália.
E não se esqueça que o Dia Nacional da França é 14 de Julho, dia em que o povo de Paris invadiu a prisão da Bastilha em 1789.
Isso eh una piada Portuguese?
Portugal Nada pose falar do brasil em termos DE escolha politica pois hauns 12 Amos ease Pogo se submeteu a una enquete , duma certa emissora DE TV, a TVI, se me neo mim engano ,onde indagava se , Qual o honem mais intelliente, importante ,elegeram pasmem Salazar , avoutra perguhtacqual animal que representaria Portugal, eles elegeram o Burro . Quanto a producao Agricola eh Linda, saudavel mado plabeta TEM que profuzir em larga escala e AI.??? Romantismo TEM limites
Portugal é um pais cheio de histórias, cultura , sabores e belezas…. Morei ai entre o final do século passado e o atual e constatei muito do que escreceu em seu texto. No Brasil, temos o 7 de setembro, dia da independencia, que ficou por décadas sem grandes comemorações, mas que neste 2021 levou muita gente às ruas , de verde e amarelo, pacificamente, para mostrar que queremos um novo Brasil.Como se diz por aqui, o gigante acordou. E que seja tempos de Paz , ordem, progresso e sabedoria.. Saudades de Portugal sempre!