Home Aventuras Memórias Judaicas atraem visitantes a Monsaraz?

Memórias Judaicas atraem visitantes a Monsaraz?

927
1
Monsaraz

 

A tradição oral descrevia-a como local de tortura e apodou-a de Casa da Inquisição. Aí teria, de acordo com histórias passadas de boca em boca, funcionado um Tribunal da Inquisição.

 

Inquisição em Monsaraz

Mas… como sabiamente diz o nosso povo, quem conta um conto acrescenta um ponto. E essa é uma versão a que hoje não damos muito crédito.
Admite-se, isso sim que aquela casa tenha estado ao serviço da Inquisição como arquivo de processos, residência de Familiar do Santo Ofício ou local de passagem de acusados que iriam para o Tribunal inquisitorial em Évora.

Inquisição em MonsarazNão há dúvidas, no entanto, que Monsaraz albergou durante séculos uma próspera comunidade judaica.
As referências ao judeus na vila castreja remontam ao século XIII e ao rei de Afonso III. Ganham consistência no tempo de D. Dinis e surgem detalhadas no reinado D. Fernando.

Inquisição em MonsarazDaí a criação, por iniciativa da Câmara Municipal de Reguengos, do Centro Interactivo da História Judaica em Monsaraz.
• Instalado na tal edificação que, no imaginário popular, havia ganho o nome de Casa da Inquisição.

Inquisição em MonsarazPretendem-no gerador de ideias para a interpretação e entendimento da nossa história e das suas gentes, enquanto produto e memória.
Segundo eles, será um elemento dinamizador do concelho e congregador de uma nova dinâmica histórico-cultural.

Trepemos então até ao número 7 da Travessa do Quebra-Costas, em Monsaraz.
Para espreitar história e conteúdos interactivos.
Que são uma outra forma de a contar…!

E passeemos-lhe o interior através deste vídeo da Glorybox:

1 COMMENT

  1. Que belíssimo Video ,e com tão lindíssima história ;para mim desconhecida ,e outros mais nada com ir mesmo ver e apreciar ,num lugar lindíssimo ,com umas paisagens maravilhosas ;! Obrigada Descobrir Portugal pela partilha ;!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.