As nossas músicas e danças étnicas, aquelas coisas que estavam quase apenas gueto Folclórico, ganham cada vez mais alcance e força na Internet.
A crescente qualidade técnica e a originalidade de abordagens permitem frutos e ganhos imensos de audiência: Desde que dotado de boa qualidade de imagem e som, um vídeo que explore convenientemente as seduções de danças e cantares tradicionais alcança de imediato muitos milhares de visionamentos.
Pareciam manifestação de saudosistas agarrados às memórias e ao passado. Toleradas como ilustração turística e motivando uma população cada vez mais envelhecida. Mas as novas tecnologias, as redes sociais e as mensagens instantâneas, vieram democratizar a informação e dar a possibilidade de cada um de nós poder assegurar comunicação e difusão.
Um fenómeno que está a revelar aos mais distraídos que, afinal, as nossas raízes musicais, a diversidade de passos e sonoridades étnicas, têm muitos milhares de amantes, cultores e executantes.
• Grupo Folclórico de Faro: Mais de 1 milhão e trezentas mil visualizações.
• Quase o mesmo score, alcançado pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo de Serzedelo.
• Até a miudagem de Vila Nova de São Bento ultrapassou já o meio milhão!
Para mim, que passei uns 20 e tal anos a percorrer o país e a conhecer esses rostos – muitos deles… gente nova verdadeiramente apaixonada – não causa nem surpresa nem espanto.
• Alguém é capaz de explicar isso aos responsáveis das televisões, ainda atolados no convencimento serôdio de que é a música pimba (quanto mais ordinária… melhor!) que traz ganhos de audiência!
Ora Viva A Alegria ;! Só mesmo o Descobrir Portugal ;para nos dar coisas tão boas ;!Desde musicas ,de todas as de todas as qualidades ,deste nosso lindo Portugal ;! esta pagina é maravilhosa ;! eu amo mesmo ;! Maravilhoso Folclórico ;! muito obrigada pela partilha ;!