Os tremoços são dos aperitivos mais apreciados nas esplanadas portuguesas, principalmente no Verão. Surpreenda os seus amigos com 5 deliciosos petiscos.
A saúde e os tremoços
Os tremoços são dos aperitivos mais apreciados nas esplanadas portuguesas, principalmente no Verão. Este alimento é frequente como aperitivo nos países mediterrânicos e na América Latina.
Em Portugal, o nome deriva do árabe al-turmus revelando a longa tradição do seu consumo entre nós, ao contrário de muitos outros países ocidentais onde é um ilustre desconhecido à mesa.
O tremoço é a semente contida na vagem do fruto de uma planta muito bonita, chamada “tremoceiro” do género Lupinus, cujas flores apresentam corola papilionácea, podendo ser azuis, róseas, roxas, brancas, amarelas (a que origina o nosso conhecido tremoço), vermelhas ou ter mesmo várias cores. A floração ocorre na primavera e verão.
O tremoço, à semelhança de outras leguminosas, como o grão, o feijão, a lentilha, a fava ou a ervilha apresenta diversas propriedades nutricionais muito interessantes para a saúde. Contudo, o tremoço em natureza apresenta um aminoácido e alcaloides neurotóxicos.
Estes são eliminados depois de cozidos e cobertos com água que deve ser mudada com frequência durante vários dias até perderem o seu amargo original, com a eliminação dos alcaloides. A partir desse momento tornam-se no excelente alimento que todos apreciamos.
O tremoço é um alimento com um reduzido valor energético (cerca de 70kcal num pires de 60g) o que o faz dele um aperitivo muito interessante face a outros do género. Contêm vitaminas, destacando-se o folato em quantidades substanciais, e sais minerais, como o cálcio, o potássio, o manganésio, o ferro e o zinco.
A elevada presença de proteína, qualidade da fibra e o reduzido valor energético, fazem do tremoço um alimento muito interessante como saciante e na redução do apetite.
O tremoço pode ser utilizado como substituto de proteína animal e em particular nas dietas vegetarianas, sendo isento de glúten. O tremoço é uma das principais fontes vegetais de proteína existentes (e menos irritante para o estômago quando comparado com a soja, por exemplo) e nesta condição tem sido injustamente esquecido.
Segundo alguns trabalhos, a elevada presença de fibra permite ao tremoço ter um papel ativo na regulação do colesterol e glicemia e ainda na regulação e proteção da flora intestinal, também devido à elevada presença de fitoquímicos contidos nestas sementes. Para alguns, o tremoço pode ser mesmo considerado um alimento funcional.
O inconveniente do tremoço é elevada quantidade de sal proveniente da salmoura em que são conservados tantas vezes, chegando uma porção de 60g a atingir um quinto da dose máxima diária recomendada de sal que são 5g.
Uma solução caseira é passar os tremoços por água corrente ou demolhá-los antes do seu consumo e quando os comprar embalados ler os rótulos e comprar os que possuem menor teor de sal.
Curiosidades sobre os Tremoços
– Normalmente é servido para acompanhar uma cervejinha;
– É um alimento que deveria fazer parte da alimentação regular.
– Contém pouco valor calórico e é constituído de mais de 60% de água.
– É rico em fibras e proteínas, causa uma boa sensação de saciedade.
– É uma ótima fonte proteica para quem não come carnes.
– Contém gordura boa, similar à do azeite, que em moderação faz bem para o organismo e tem ação anti-inflamatória.
– Uma chávena de tremoços contém entre 12% a 18% da quantidade de fibras recomendadas para a alimentação diária. Esses elementos agem diretamente no bom funcionamento do intestino, contribuindo para o bom funcionamento do sistema circulatório e do coração.
– O tremoço contém elementos como zinco, magnésio, ferro, cálcio e vitaminas como o ácido fólico. Combinados todos esses elementos benéficos do tremoço, os seus efeitos no organismo são especialmente positivos para evitar problemas ou controlar o colesterol.
– Os nutrientes e propriedades do tremoço combinadas fazem com que o organismo absorva menos colesterol ruim. Ao mesmo tempo, ajuda a trazer equilíbrio para os níveis de colesterol bom.
– Um estudo conduzido pela Universidade de Milão apontou, além dos benefícios já citados e dos nutrientes contidos no grão, que sua baixa popularidade ainda mantém o tremoço longe da manipulação genética, não entrando na lista de alimentos transgénicos.
Deliciosas receitas com Tremoços
Tremoços temperados “à madeirense”
Ingredientes:
– Tremoços
– Alho
– Salsa
– Pimento verde e/ou vermelho
– sal grosso q.b.
– Opcional: piri piri e oregãos
Preparação:
Adicionar aos tremoços em água com sal grosso q.b.:
– Alho esmagado (com ou sem casca) ou picado
– Salsa picada
– Pimentos em cubos
Deixar de molho algumas horas antes de servir.
Receita de Organica Madeira
Pasta de tremoço com azeitonas
Se gosta de servir entradas diferentes e rápidas, experimente esta pasta de tremoço com azeitonas pretas e tomate seco. Para barrar em tostas, servir com palitos de legumes ou chips.
Ingredientes:
– 250 g tremoços com casca
– 1 c. sobremesa sementes de linhaça moída
– 1 dente de alho
– 1 abacate pequeno
– Coentros qb
– 1 c. sopa sumo de limão
– 2 c. sopa azeite
– 6 azeitonas pretas descaroçadas
– 15 g tomate seco em conserva de azeite
– 18 crackers integrais
– ½ emb. tiras de milho
Preparação:
– Tire a pele aos tremoços, coloque-os num coador e lave-os em água corrente.
– Deite-os no copo da Chef Express, junte as sementes de linhaça moídas e o dente de alho cortado em pedaços e triture 10 segundos, na velocidade 5. Interrompa a meio do tempo para raspar as paredes do copo com a espátula.
– Volte a raspar as paredes do copo com a espátula, junte o pimentão-doce, a polpa do abacate e uma mão-cheia de folhas de coentros.
– Regue com o sumo do limão e o azeite e triture 1 minuto, na velocidade 6 a 8, interrompendo a cada 10 segundos para raspar as paredes do copo com a espátula.
– Se preferir uma textura mais pastosa, triture um pouco mais (pode usar a função TURBO).
– Corte as azeitonas e o tomate seco em pedaços pequenos com uma faca afiada e misture com a pasta preparada.
– Coloque numa taça e sirva com as crackers e as tiras de milho.
Receita de Pingo Doce
Paté de tremoço
O tremoço é extremamente rico em proteínas e raramente faz parte da nossa alimentação. Experimente!
Ingredientes:
– 200 g de tremoços descascados
– 70g de azeite
– 20g de ketchup
– 1 dente de alho
– 1 maço de coentros
– pimento vermelho q.b.
Preparação:
- Mistures todos os ingredientes, excepto o azeite, e triture-os.
- A seguir junte-lhe um fio de azeite até obter a consistência desejada.
Receita de 1001ideias
Tremoços Temperados
Ingredientes:
– Tremoços – a gosto (+/- 10 Colheres de Sopa)
– Alho – 1 Picado
– Tomilho – uma pitada
– Louro – 2 folhas
– Água – o necessário
– Vinagre – 4 colheres de sopa
– Sal – a gosto
Preparação:
– Deitar os tremoços já prontos para comer (de frasco ou acabados de cozer), numa tigela, temperar com uma pitada de tomilho, 2 folhas de louro, 1 alho picado e uma pitada de sal.
– Cobrir com o vinagre (usei vinagre de vinho branco, mas vinho de cidra ou vinho de arroz também ficam bem) e depois acabar de cobrir com água, deixar apurar de um dia para outro.
– Depois é só comer com uma cerveja fresquinha.
Receita de Iguaria
Pickles de Tremoços
Ingredientes:
– Tremoços – a gosto (+/- 12 colheres de sopa)
– Alho – 2 dentes (picados)
– Pimentão Doce – uma pitada
– Paprika – uma pitada
– Oregãos – uma pitada
– Louro – 1 folha
– Água – o necessário
– Vinagre Balsâmico Branco – 5 colheres de sopa
– Sal – a gosto
Preparação:
– Coloque os tremoços já prontos para comer numa embalagem de plástico, tempere com os 2 dentes de alhos picados, uma pitada de pimentão doce, paprika, oregãos e 1 folha de louro.
– Deite uma pitada de sal e deite o vinagre balsâmico branco (ou um vinagre de vinho).
– Por fim cubra com água e já está. Deixe ganhar gosto fechado no frigorífico por, pelo menos, 1 dia.
Receita de Iguaria
Bom Proveito!
Sou italiano e gostaria de aprofundar meus conhecimentos da língua e cultura portuguesas