Home Patrimónios 26 Celebridades internacionais que descendem de portugueses

26 Celebridades internacionais que descendem de portugueses

Fique a conhecer algumas das celebridades internacionais que descendem desses de corajosos emigrantes de sangue lusitano.

33186
5

_

Jorge Luis Borges

26 Celebridades internacionais que descendem de portugueses
Jorge Luis Borges – 26 Celebridades internacionais que descendem de portugueses

Jorge Luis Borges (1899-1986), natural da Argentina, descendia pela sua via paterna de portugueses (o seu bisavô Francisco Borges habitou em Torre de Moncorvo).

O escritor John Maxwell Cotzee em “Borges’s Dark Mirror”, considera que “Borges, mais do que ninguém, renovou a linguagem de ficção e, assim, abriu o caminho para uma geração notável de romancistas hispano-americanos”.

Daniel Silva

26 Celebridades internacionais que descendem de portugueses
Daniel Silva – 26 Celebridades internacionais que descendem de portugueses

Daniel Silva é um escritor de sucesso. Entre as várias obras ligadas à temática da espionagem constam por exemplo A Death in Vienna, ou The Messenger. Nascido em 1960 nos Estados Unidos, é filho de açorianos.

Ema Lazarus

26 Celebridades internacionais que descendem de portugueses
Ema Lazarus – 26 Celebridades internacionais que descendem de portugueses

Ema Lazarus foi uma poetisa, descendente de judeus sefaraditas de origem portuguesa que nasceu em Nova Iorque em 1849.

Ficou especialmente conhecida pelo seu soneto “Novo Colosso”, que foi redigido em 1883, 4 anos antes de falecer. Em 1912, o “Novo Colosso” foi exposto numa placa de bronze na Estátua da Liberdade.

John Dos Passos

26 Celebridades internacionais que descendem de portugueses
John Dos Passos – 26 Celebridades internacionais que descendem de portugueses

“Apesar de John Dos Passos ser considerado um dos melhores escritores de sempre, e de haver uma prémio nacional com o seu nome, os seus livros causam pouco interesse e continua a não ser um autor prioritário para as editoras (…)”, revelou à RTP, o escritor Tiago Patrício que prepara uma peça sobre este autor. Com origens madeirenses, nasceu em Chicago em 1896 e faleceu em 1970 em Baltimore.

São ou foram nomes influentes da política de vários países. Alguns marcaram mesmo a história mundial. Todos têm em comum a ligação a Portugal. Conheça algumas das figuras emblemáticas de sangue lusitano.

De acordo com um estudo da New England Historic Genealogical Society, dos 43 presidentes que os Estados Unidos tiveram até hoje, 26 descendem de portugueses! Todos eles têm em comum Afonso Henriques. No caso concreto dos presidentes Bush, descendem de D. Urraca (a filha do primeiro rei português).

Sabe-se que D. Urraca nasceu em Coimbra em 1150, 15 anos mais tarde casou com Fernando II, rei de Leão. A rainha Isabel de Inglaterra era sua trineta.

Os familiares da rainha inglesa rumaram nos primeiros navios à América e deram origem a várias famílias presidenciais (garante o estudo que a família Bush certamente é resultado desta emigração). Entre os vários presidentes americanos com sangue português constam:  George Washington, Thomas Jefferson, Gerard Ford, Bill Clinton, Ronald Reagan e  Richard Nixon.

François Mitterrand

26 Celebridades internacionais que descendem de portugueses
François Mitterrand – 26 Celebridades internacionais que descendem de portugueses

François Mitterrand, que viveu entre 1916 e 1996, foi um dos mais emblemáticos presidentes franceses que também descende de Afonso Henriques.

(cont.)

5 COMMENTS

  1. Neste belo artigo notei a ausência de um famosíssimo músico e compositor americano descendente direto de portugueses…trata-se de John Phillip Souza, autor da maioria das marchas militares, adotadas como hino pelo exercito e pela marinha norte americana ….

  2. Além do citado John Phillip Souza, gostaria também de referir a Drª Cláudia Albers, famosa PhD em Física, bem como o cantor Al Bowlly (anos 20 a 40), ambos portugueses de Moçambique.

  3. É um grande pecado o esquecimento do Famoso Maestro ANTONIO CARLOS MARTINS, conhecido mundialmente pelo seu talento e sua dedicação a musica.
    Principalmente pelo exemplo de vida que nos passa e que manteve sempre a sua arte cada vez melhor, sempre lutando e superando os problema físicos que o acometem.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.