Existem estações ferroviárias que podem ser verdadeiros destinos turísticos. Conheça 36 estações de comboios das mais bonitas do mundo.
Hoje em dia, muitas estações de comboio tornaram-se não só um ponto de chegadas e partidas, mas também objeto de atração turística por si só.
Conheça 36 estações de comboios das mais bonitas do mundo.
Boulevard Formosa, Taiwan
A estação Boulevard Formosa, em Taiwan é conhecida pelo nome de “The Dome of Light” (A cúpula de Luz). Desenhada por Narciso Quagliata é a maior obra de vidro do mundo e pode ser reservada como local para um casamento.
Grand Central Terminal, Nova York
Nova York tem algumas das infra-estruturas para comboios mais robustas do mundo e o Grand Central Terminal é a coroa do sistema. Foi o maior terminal de comboios do mundo quando foi construído em 1913 e até hoje ainda se mantém igualmente majestoso.
Ramses Station, Cairo
Uma das estações mais belas do Médio Oriente é a Ramses Station, no Cairo. Ela é pintada com tons de ouro brilhantes e tem uma escultura/lustre em forma de pirâmide na entrada principal.
Atocha, Madrid
A estação de Atocha, em Madrid colocou um jardim tropical no seu centro sob um feixe de luz.
Kanazawa Station, Japão
Japão é conhecido pelo seu sistema ferroviário de alta velocidade. De todas as estações no país, Kanazawa Station pode ser a mais impressionante, pois tem um portão torii-like (estrutura típica japonesa) na entrada.
World Trade Center, Manhattan
A estação do World Trade Center no centro de Manhattan, usa um estilo arquitetónico completamente diferente do da Grand Central uma vez que lá dentro parece que estamos dentro de um esqueleto de dinossauro.
Central Park, Taiwan
A Estação do Central Park em Taiwan encontra-se junto ao Kaohsiung Central Park mas o seu interior parece-se também com um enorme e verdejante parque.
Liège-Guillemins, Bélgica
A famosa estação de Liège-Guillemins na Bélgica é uma das mais elegantes do país. Foi concebida por Santiago Calatrava, o mesmo arquiteto que projetou a Estação do World Trade Center.
Chhatrapati Shivaji, Índia
O terminal de Chhatrapati Shivaji remonta à era colonial da Índia. Ele serve de 3 milhões de pessoas todos os dias num total de 12 milhões de habitantes naturais de Mumbai.
Estação de Toledo, Nápoles, Itália
A Estação de Toledo em Nápoles, Itália, tem uma cratera que brilha como se tivéssemos debaixo de água.
Gare Du Nord, Paris
A Gare Du Nord em Paris não é só grande como é a estação ferroviária mais movimentada da Europa, com 190 milhões de passageiros por ano.
Estação de São Bento, Porto
Os bonitos e característicos painéis pintados a azul e branco cobrem as paredes da estação de São Bento no Porto, representam cenas da história de Portugal.
Hauptbahnhof, Estação Central de Berlim
Europa é conhecida pela sua extensa infra-estrutura ferroviária e a Estação Central de Berlim, Hauptbahnhof, é como um palácio de vidro que liga diferentes partes do continente europeu.
Gare de Lyon, Paris
A Gare de Lyon é a estação mais bonita de Paris, mesmo que não precise de apanhar um comboio é quase obrigatório visitar a estação. No andar de cima existe o Le Train Bleu, um restaurante com mais de 100 anos conhecido por ser um dos melhores de França.
Gare do Oriente, Lisboa
A Gare do Oriente, em Lisboa, tem um telhado sustentado por uma estrutura de aço que se parece com folhas. À noite, através da sua iluminação a estrutura ganha um brilho ainda mais especial.
Estação Ferroviária de Maputo, Moçambique
A Estação Ferroviária de Maputo, em Moçambique, foi construída há 100 anos atrás e é pintada com uma cor que lhe dá uma tonalidade que chamam de hortelã cremosa brilhante.
T-Centralen, Estocolmo
Belíssimas pinturas a azul e branco cobrem as paredes rochosas e tetos da T-Centralen, em Estocolmo.
Estação Central de Antuérpia, Bélgica
A Estação Central de Antuérpia, Bélgica, é uma das mais belas obras da Europa com cuidadosos detalhes arquitetónicos.
Komsomolskaya Station, Moscovo
A Komsomolskaya Station, em Moscovo, tem uma história estranha. Com lustres que parecem saídos de um restaurante de luxo e com ilustrações nas paredes e tectos retirados de figuras históricas de um discurso que Estaline deu em 1941.
Estação de Helsinkia, Finlândia
A Estação de Helsinkia na Finlândia não é apenas o hub de transporte central do país. É também um centro da vida cívica onde os cidadãos do país se unem para comícios.
Sirkeci Terminal, Istambul
Desde que foi construído em 1800, o Sirkeci Terminal de Istambul tornou-se um símbolo da cidade turca. Ele aloja também o famoso Orient Express, um dos comboios mais emblemáticos do mundo.
Dunedin Railway Station, Nova Zelândia
Com um jardim bem cuidado a Dunedin Railway Station na Nova Zelândia parece um palácio.
King Cross Station, Londres
O London’s King Cross Station pode ser o terminal mais famoso da Europa. É um edifício emblemático para a cultura pop britânica, pois inspirou grandes sucessos como “The 39 Steps” e o filme “Harry Potter.”
St. Pancras, Inglaterra
St. Pancras situado em Inglaterra é o resultado de um trabalho de excelência da arquitetura vitoriana britânica.
Arnhem Centraal, Holanda
Arnhem Centraal, na Holanda foi aberto ao público no ano passado. Foi projetado para se parecer com uma garrafa de Klein, uma superfície em que as noções de direita e esquerda não podem ser definidas de maneira consistente.
Union Station, Washington
Como grande parte de Washington a arquitetura icônica da DC, Union Station faz bom uso ás colunas neoclássicas.
Kuala Lumpur, Malásia
As torres da cúpula da estação ferroviária Kuala Lumpur na Malásia tornam o edifício um marco da arquitetura asiática.
30th Street Station, Filadélfia
A 30th Street Station em Filadélfia é um edifício considerado como um monumento cívico e um marco para a história do país.
Estação da Luz, Brasil
No Brasil a Estação da Luz além de ser uma imponente central de comboios também abriga o Museu da Língua Portuguesa.
Southern Cross, Melbourne, Austrália
A estação ferroviária de Southern Cross em Melbourne, Austrália, tem um telhado ondulado que através da sua configuração parece que flutua nas linhas férreas.
Flinders Street, Melbourne, Austrália
Também em Melbourne a estação de Flinders Street é um ícone da cidade uma vez que é um palco para vários acontecimentos desportivos e culturais.
Union Station, Denver
A Union Station, em Denver construiu recentemente um hall ao ar livre que o torna diferente de todos as outras estações de comboios do país.
Retiro Mitre, Buenos Aires
O Retiro Mitre está localizado em Buenos Aires. É parte de uma gigante rede de transportes que inclui também uma estação de autocarros interna.
Tianjin West, China
Tianjin West é uma bonita estação em Tianjin, China, que abriga várias linhas de comboios de alta velocidade.
Olaias, Lisboa
Em Olaias, Lisboa, tem uma estação de metro com um dos tetos mais coloridos do mundo, bem como toda a sua estação que assenta uma arquitetura muito diferente.
Estação de Tóquio, Japão
Mesmo que o sistema ferroviário do Japão seja conhecido pela sua inovação, a Estação de Tóquio não se assemelha a uma nave espacial futurista. É um elegante edifício de tijolos vermelhos com um estilo palaciano.
Autor: Luís Stoffel
_