Home Gastrofolias Não é pecado, é mesmo prazer de lampreia!

Não é pecado, é mesmo prazer de lampreia!

Longe vão os tempos em que comer lampreia era pecado. Agora há quem suspire pelo Inverno e pelo tempo do "bicho feio" que não é carne nem é peixe. Não o quer provar à moda do Baixo Mondego?

2505
0
Lampreia

É o tempo do bicho feio.
Parecido com a enguia… mas sem maxilas.
Isso mesmo: A lampreia!

Como diz o povo: lampreia não é peixe nem é carne, ou se adora ou se odeia.

Lampreio

Aqui não há meio termo. Ou se odeia ou… se gosta com paixão!
Os amantes da dita fazem quilómetros só para a poderem degustar.

É talvez o produto gastronómico capaz de motivar as deslocações mais longas na sua esteira. O tempo de lampreia é época de quase excursões até as margens de rio onde ela habita e é pescada. E onde se acoitam os santuários gastronómicos que a celebram.

Lampreia

Podíamos aqui falar da lampreia do Rio Minho ou do Baixo Mondego. Mas seria injustiça esquecer, por exemplo, a da Ria de Aveiro, a do Tejo e a de todos os outros rios onde neste tempo os pescadores lançam redes para a capturar.

Lampreia

Em tempos recuados do cristianismo, houve quem considerasse que comer lampreia era pecado. Hoje rimo-nos de tal coisa e ficamos com água na boca quando pensamos nela. Seja qual for a forma de a confeccionar.

E se há quem a prefira à bordalesa, nós não dispensamos o Arroz de Lampreia de Montemor-o-Velho. já era conhecido na Idade Média. Usa o arroz carolino produzido nos arrozais do Baixo Mondego.

Fica aí a receita. Para experimentar!

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1172706822744474.1073741832.261928367155662&type=3Saborear as Regiões, defender o Património Gastronómico Português!

Siga as ligações. Veja as receitas. Experimente. E venha contar!

• FONTE:
Receitas e Sabores dos Territórios Rurais, editado pela Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.