Home Aventuras Albufeira: fim-de-semana com um pouco de tudo…

Albufeira: fim-de-semana com um pouco de tudo…

Para quem está a planear uma surtida ao Algarve, ficam estas sugestões e dicas sobre o que não pode perder ao visitar Albufeira!

111
0
Albufeira
Albufeira | Autora: Sofia Marques | Ver Imagem Original |

Seja destino de fim-de-semana ou para quando surge aquela oportunidade de um feriado  ou de uma escapadinha, Albufeira apresenta grande variedade de opções capazes de agradar a todos os gostos.

Possuindo atracções histórico-culturais, praias paradisíacas e uma fervilhante vida nocturna, Albufeira não pode faltar na sua lista de sítios para visitar em Portugal. Para si que está a planear uma surtida ao Algarve, aproveite esta sugestões e dicas sobre o que não pode perder ao visitar Albufeira!

Albufeira02
Albufeira vista da Praia dos Pescadores | Autor: Rui Martins | Ver Imagem Original |

PASSEIOS HISTÓRICO-CULTURAIS

O nome Albufeira advém do termo árabe “Al-Buhera”, que significa castelo sob o mar. Especula-se que tal nome tenha sido dado devido às sólidas fortificações defensivas construídas pelos árabes próximas ao oceano.

Se vai estar por pouco tempo na cidade, os lugares históricos que mais valem a pena visitar para o ajudar a ter uma visão geral da cidade são: Igreja da Matriz, Torre do Relógio e Museu de Arqueologia.

Alfufeira
Albufeira através da lente de Álvaro Almeida | Ver Imagem Original |

A Igreja da Matriz data do século XVII, com predominância da Arte Barroca marcante para a história de Portugal, além de conter a Torre Sineira que, com mais de 70 degraus, proporciona uma das melhores vistas da freguesia.
A Torre do Relógio, considerada ex-libris da cidade, foi construída como parte de um edifício usado como prisão até ao século XIX. Ironicamente, nos dias de hoje, está aí instalado o Centro de Saúde!
Por fim, o Museu de Arqueologia faz uma compilação da história de Alfbufeira. Inclui peças que documentam o passado neolítico, romano e árabe. Dos antigos portugueses também há muito para ver: das origens até às artes das conquistas da modernidade.

PRAIAS

As praias são as principais atracções turísticas de Albufeira, adornadas com falésias douradas e um mar azul de aguarela.
O ideal é visitar a cidade durante a Primavera ou o Verão, períodos também de mais agitação. Se não tem muitos dias para gastar é importante seleccionar bem as praias que fazem mais o seu estilo – já que Albufeira contém cerca de 30km de costa, com cerca de 25 praias.

Albufeira
Praia da Oura | Fotos do Faria | Ver Imagem Original |

Caso não se importe de visitar as praias mais cheias e concorridas (ou não queira gastar tempo a deslocar-se), o melhor é visitar a Praia das Falésia, Olhos de Água, Pescadores e Peneco.

Albufeira
Praia de São Rafael | Autor: Gil M. Veríssimo | Ver Imagem Original |

Mas se prefere sítios mais privados e sossegados, sugerimos que programe visitar as praias dos Arrifes, São Rafael, Piratas e Coelha, a 6km para o norte (região de Sesmarias), mas que valerão muito a pena!

Albufeira
Praia da Coelha | Autor: José Caeiros | Ver Imagem Original |

RESTAURANTES E BARES

Como qualquer cidade costeira, as especialidades locais encontram-se ensopadas com água do mar! Não deixe de experimentar as sardinhas assadas, o arroz de lingueirão e a típica cataplana.
Muito recomendados são os restaurantes Vila Joya, Lusitano e Marinheiro. Caso pretenda algo mais casual e uma vista bem notável, passe no Café Iguana, que serve lanches e petiscos descontraídos e possui mesas do lado de fora, com um linda vista do alto da praia.
A não perder, na beirinha da Praia dos Pescadores, os sabores da Ruína.

Albufeira

Para si que está a procura também de uma vida noturna agitada, Albufeira não deixará a desejar. Os lugares mais badalados estão concentrados na Baixa Albufeirense e na Avenida Sá Carneiro (também conhecida como Rua da Oura).
Bares com boa cotação são La Bamba, Libertos Lounge Club e Oura Bar.

Com estas recomendações em mente, fica com material suficiente para personalizar o seu itinerário e partir para o fim-de-semana!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.