Home Patrimónios As 15 pontes mais bonitas da Europa (3 são portuguesas)

As 15 pontes mais bonitas da Europa (3 são portuguesas)

O site European Best Destinations elegeu as 15 pontes mais bonitas da Europa e Portugal não ficou de fora da lista. São verdadeiras obras de arte.

3518
0

05 – Ponte Dom Luiz I

05 – Ponte Dom Luiz I

Outra das pontes considerada uma das 15 pontes mais bonitas da Europa foi a tão emblemática Ponte de Dom Luiz I, no Porto. Esta é uma ponte centenária, inaugurada a 31 de outubro de 1886.

Contém dois tabuleiros e ambos permitem a sua travessia pedonal. O tabuleiro inferior é uma estrada em funcionamento, contudo, o superior não está aberto ao trânsito, apenas ao metro do Porto.

É um chamariz turístico para a cidade do Porto, e todos os visitantes da cidade procuram tirar uma fotografia com ela em plano de fundo, quer ao atravessá-la, quer a fazerem percursos de barco sob as 6 pontes do Porto, nos mais diversos miradouros e ainda no cais nas margens do rio (Ribeira e Cais de Gaia).

04 – Ponte Bastei

04 – Ponte Bastei

A Ponte Bastei situada em Lohmen, na Alemanha, ocupa a quarta posição. A 194 metros acima do rio Elba, esta ponte peculiar é uma formação rochosa de arenito. As rochas pontiagudas foram moldadas pela erosão da água há mais de um milhão de anos atrás.

03 – Ponde de Vechio

03 – Ponde de Vechio

A Ponde de Vechio (Ponte Velha) de Florença, Itália, está em terceiro lugar. Tem uma estrutura de estilo medieval e atravessa o rio Arno. É conhecida por ser um ponto de comércio onde joalheiros, comerciantes de arte e vendedores de souvenirs instalam pequenos negócios.

02 – Tower Bridge

02 – Tower Bridge

Em segundo lugar está a ponte londrina Tower Bridge, que atravessa o rio Tamisa. Inaugurada em 1894 é, atualmente, um dos pontos turísticos mais visitados em Londres.

01 – Ponte 25 de Abril

01 – Ponte 25 de Abril

Destacada como uma das pontes mais bonitas da Europa, esta ponte pênsil liga a cidade de Lisboa ao município de Almada. Inicialmente apelidada de Ponte Salazar, o seu nome só foi alterado para a data da revolução, após a sua ocorrência, em 1974.

Foi projetada para suportar simultaneamente tráfego ferroviário e rodoviário e assim opera ainda nos dias de hoje. A circulação nesta ponte é bastante intensa, chegando a passar por ela, diariamente, mais de 300 mil utilizadores e 157 comboios, nos dois sentidos, transportando cerca de oitenta mil passageiros.

Começou a ser construída a 5 de Novembro de 1962 e a abriu ao trânsito em 6 de Agosto de 1966. Na data da sua inauguração, era a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos, atualmente ocupa o 20º lugar mundial.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.