_
8. Museu de Arte Contemporânea (Niterói, Brasil)
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, foi projetado por Oscar Niemeyer. Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea, todas datadas no decorrer do século XX.
9. Biblioteca municipal do Kansas (Missouri, EUA)
A “Kansas City Public Library” é uma biblioteca pública de Kansas City, Missouri. Fundada em 1873, é a terceira maior e a mais antiga biblioteca pública na área metropolitana do Kansas.
10. Casa na floresta (País de Gales, Reino Unido)
A casa ecologicamente correta que se assemelha ao tipo de construção dos “hobbits”, do filme “O Senhor dos Anéis”, foi construída por Charlie Haia e Megan Williams, que a idealizaram rapidamente depois de viver quatro anos num trailer, porque descobriram que Megan estava grávida. Os proprietários, no entanto, têm que lutar para que ela não seja demolida, já que o governo alega que a construção foi feita sem permissão e que é “prejudicial para o caráter rural da localidade”.
11. Museu Guggenheim (Bilbao, Espanha)
O Museu Guggenheim Bilbao, situado na cidade basca de Bilbao, é um dos cinco museus pertencentes à Fundação Solomon R. Guggenheim no mundo. Projetado pelo arquiteto canadense naturalizado norte-americano, Frank Gehry, é um dos locais mais visitados da Espanha.
12. Torre Rotativa (Dubai, Emirados Árabes Unidos)
A Torre Rotativa, desenhada pela arquiteto italiano David Fisher, é inacreditável. Alguma vez viu um edifício em movimento que realmente muda de forma? Ele nunca vai parecer exatamente o mesmo duas vezes. Você terá a opção de acordar com o nascer do sol no seu quarto e desfrutar do pôr do sol sobre o oceano ao jantar. Além de ser um milagre de engenharia, terá turbinas eólicas ajustadas entre cada andar giratório. Assim, um edifício de 80 andares terá até 79 turbinas eólicas, tornando-se numa verdadeira central de energia amiga do meio ambiente.
13. Habitat 67 (Montreal, Canadá)
No ano de 1967 aconteceu, na cidade de Montreal, no Canadá, a Expo 67 – Exposição Internacional Mundial – que tinha como tema o Homem e o seu Mundo. Um dos focos da exposição foi precisamente a questão da habitaçao, ótima oportunidade para o arquiteto Moshe Safdie concretizar o projeto que vinha a desenvolver desde as suas teses na Universidade McGuill: o Habitat 67.
14. Casa do Gangster de Madeira (Archangelsk, Rússia)
Para o gangster que a construiu, esta casa não é nada menos do que a “oitava maravilha do mundo”. Talvez não seja para tanto, mas numa coisa todos concordam: a casa de Nikolai Sutyagin é realmente diferente. Dominando o horizonte de Arkhangelsk, a cidade do extremo noroeste russo, esta pode ser a casa mais alta de madeira do mundo, com cerca de 43 metros, ou metade do tamanho da torre do Big Ben.
(cont.)
Furado! Cadê a Catedral de Barcelona…?