_
15. Estádio Olímpico (Montreal, Canadá)
O Estádio Olímpico de Montreal foi construído para receber os Jogos Olímpicos de Verão de 1976, e durante 33 anos (1977-2004) foi a casa da equipa de basebol da MLB Montreal Expos (atual Washington Nationals).
16. Nautilus House (Cidade do México, México)
A grande estrutura, toda feita em cimento e ferro, foi projetada inicialmente por um casal que estava decidido a dar uma casa de sonho aos seus filhos, além de muito contacto com a natureza (real ou irreal). O projeto do mexicano Javier Senosiain, no entanto, não ficou só nisso – tornou-se atração turística da cidade.
17. Biblioteca Nacional (Minsk, Bielorrússia)
A Biblioteca Nacional da Bielorrússia foi fundada a 15 de Setembro de 1922 e completamente reformada em 2006. É a maior biblioteca de Minsk e da Bielorrússia, contando com 8.600.000 livros.
18. Teatro Nacional (Pequim, China)
O Centro Nacional de Artes Cénicas ou o Grande Teatro Nacional, é uma casa de ópera chinesa que fica em Pequim. Foi inaugurada em 2007 com capacidade para 5.452 pessoas sentadas, sendo o projeto do arquiteto francês Paul Andreu.
19. Casa Caracol (Isla Mujeres, México)
Na pequena e bela cidade mexicana de Isla Mujeres fica a Casa Caracol. Na verdade, é um hotel com apenas duas divisões, mas a beleza e a privacidade do imóvel fazem valer a pena esperar na longa fila pela oportunidade de ali se hospedar. Composta por dois imóveis – o menor, chamado de “Concha Lua”, possui um quarto e uma casa de banho temática, e o maior, “Rainha Concha”, tem uma confortável área de estar, cozinha, casa de banho, quarto e uma varanda com vista para a piscina e o mar do Caribe -, cada ambiente é completamente decorado com conchas, seja nos chuveiros, espelhos e até na cama.
20. House Attack (Viena, Áustria)
House Attack foi, na realidade, uma instalação temporária durante uma exposição de Erwin Wurm no final de 2006. Este edifício é uma escultura ao ar livre do Museu Moderner Kunst (Mumok), em Viena.
21. Bibliotheca Alexandrina (Alexandria, Egito)
A Bibliotheca Alexandrina (latim para “Biblioteca de Alexandria”) é uma grande biblioteca e centro cultural localizado na costa do Mar Mediterrâneo, na cidade egípcia de Alexandria. É uma comemoração em homenagem à antiga Biblioteca de Alexandria, que foi destruída na Antiguidade, e uma tentativa de reavivar o seu brilho e importância.
(cont.)
Furado! Cadê a Catedral de Barcelona…?