Alfama é o mais antigo, e um dos mais típicos, bairros da cidade de Lisboa. Actualmente, abrange as freguesias de São Miguel, Santo Estêvão, São Vicente de Fora e parte de dois arruamentos da Freguesia da Sé (Rua do Barão e Rua São João da Praça). O seu nome deriva do árabe al-hamma, que significa banhos ou fontes.
As vistas mais espectaculares sobre Alfama têm-se do passeio público formado pelos miradouros das Portas do Sol e de Santa Luzia. Por cima, e envolvendo Alfama, ficam a colina do Castelo de São Jorge, fortaleza e palácio real até ao século XVI e a colina de São Vicente.
Para além do Castelo, os principais monumentos da zona são a Sé, a Igreja de Santo Estêvão e a Igreja de São Vicente de Fora.
Alfama é um bairro muito peculiar: Assemelha-se a uma antiga aldeia na qual as pessoas se conhecem umas às outras e se cumprimentam diariamente.
O bairro é frequentado diariamente por turistas portugueses e estrangeiros, sendo considerado um dos mais seguro de toda a cidade de Lisboa. É conhecido pelos seus restaurantes e casas de fado, assim como pelos festejos dos Santos Populares, em especial na noite de Santo António, de 12 para 13 de Junho.
Virado a sul e com uma vista única sobre o Rio Tejo, o bairro de Alfama é um dos mais típicos de Lisboa. Este é um dos destinos turísticos incontornável, quando se fala em conhecer melhor a cidade.
Com uma área que se estende do Castelo de São Jorge à Doca do Jardim do Tabaco, permite ao visitante aventurar-se pelas suas ruas e ruelas sinuosas, de becos esguios e escadarias apaixonantes.
As suas ruas estreitas, enriquecidas por pormenores genuínos, como os estendais, as floreiras, o grito da vizinha, a correria das crianças, ilustram de uma maneira muito própria o que é realmente um autêntico bairro, que vai muito além do fado e da sardinha assada.
O bairro é especialmente conhecido pelos seus restaurantes e casas de fado, assim como pelos festejos dos Santos Populares, em especial na noite de Santo António, de 12 para 13 de Junho.
As suas ruelas ficam cheias de gente e todo o bairro se perfuma com os odores da sardinha assada, vindo das suas tascas e restaurantes. Misturado com os pregões e o cheirinho a manjerico.
Lisboa ergue-se nas suas 7 colinas sobre o rio Tejo, banhada por uma luz única.
Capital de Portugal desde a sua conquista aos Mouros em 1147, Lisboa é uma cidade lendária com mais de 20 séculos de história e o mais importante pólo turístico do País.
Dos edifícios pombalinos da Baixa (com fachadas de azulejos) às estreitas ruas medievais dos Bairros típicos de Alfama e do Bairro Alto – onde à noite se pode ouvir o fado e usufruir de uma animada vida nocturna – até aos inúmeros museus e lojas, Lisboa é uma cidade com várias opções.
São variados os pontos de interesse turístico da cidade, mas alguns são absolutamente imperdíveis. É o caso do Castelo de São Jorge – de onde se avista Lisboa em toda a sua magnificência – passando pela velha Mouraria, pela Sé Patriarcal, pela Baixa Pombalina pelo Mosteiro dos Jerónimos – exemplo mais marcante do estilo manuelino, classificado pela UNESCO como Património Cultural de toda a Humanidade – até à Torre de Belém, construída na época dos Descobrimentos, ou à Basílica da Estrela.
Nuno Trindade