E não é nem Lisboa nem o Porto. O site European Best Destinations incluiu Coimbra entre os 13 melhores destinos camuflados no velho continente.
Com uma “mística muito especial”, Coimbra condensa as “memórias despreocupadas e tranquilas dos esperançosos estudantes que por lá atravessaram a sua juventude, enquanto estudantes da Universidade”. É assim que o European Best Destinations, um portal que tem por hábito compilar os melhores locais na Europa, em listas para todos os gostos e requintes, descreve a cidade dos estudantes.
Coimbra surge na lista das “melhores jóias escondidas na europa”, com a típica fotografia de praxe da paisagem universitária, iluminada pelo rio Mondego, a acompanhar os dois parágrafos de texto. A descrição fica completa com a recordação da herança histórica da cidade, que conserva a presença romana, através do criptopórtico no Museu Machado de Castro. O site recorda também que a cidade foi a primeira capital do país, durante mais de 200 anos, nos primeiros períodos de monarquia.
O catálogo, onde se inclui a cidade do centro de Portugal, fica completo com as cidades de Piran (Eslovénia), Portofino e Burano (Itália), Hvar (Croácia), Dinant (Bélgica), Mellieha (Malta), Tenby (País de Gales), Sveti Stefan (Montenegro), Ploumanac’h, Eguisheim, Cap Ferret e Colmar (França).
O European Best Destinations inclui com frequência cidades e regiões nacionais nas suas listas. Por exemplo, na lista de 10 melhores destinos vinícolas o Alentejo e o vale do Douro surgem em destaque e na secção de locais de viagem mais em voga o Algarve e o Porto fazem companhia a Milão, Paris, Istambul e Amesterdão.