São 27 aldeias de 16 concelhos no centro de Portugal, entre Castelo Branco e Coimbra. Um território essencialmente constituído por montanhas de xisto, circundado e atravessado por uma boa rede rodoviária. Integram a Rede de Aldeias de Xisto.
Do Xisto que é identidade do território, se fez passado e história. Mas dele nascem também projectos de futuro: Aldeias que estavam em ruína, e a desaparecer aos poucos, acordam como destino turístico premiado.
Surpreendente, notável e único é que isso esteja a acontecer num dos territórios mais desfavorecidos do interior do país.
Um segredo de afectos a explicar o bom acolhimento. Numa maré de simpatia, carinho, conforto, bom gosto, sabores, desafios…
Dizem-nos por lá que descobrir as Aldeias do Xisto é dar e receber uma palavra de cumprimento dos seus habitantes: “Se der mais umas quantas de conversa, receberá em troca uma história de vida”. É um destino com alma – insistem!
A rede das Aldeias do Xisto é composta por 27 aldeias em 19 municípios no interior do centro do país:
- Arganil – Benfeita, Vila Cova de Alva
- Castelo Branco – Martim Branco, Sarzedas, Sobral de São Miguel
- Covilhã – Sobral de São Miguel
- Figueiró dos Vinhos – Casal de São Simão
- Fundão – Barroca, Janeiro de Cima
- Góis – Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira, Pena
- Lousã – Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Talasnal
- Miranda do Corvo – Gondramaz
- Oleiros – Álvaro
- Oliveira do Hospital – Aldeia das Dez
- Pampilhosa da Serra – Fajão, Janeiro de Baixo
- Pedrógão Grande – Mosteiro
- Penela – Ferraria de São João
- Proença-a-Nova – Figueira
- Sertã – Pedrógão Pequeno
- Vila de Rei – Água Formosa
No Centro de Portugal. entre montanhas e águas que correm límpidas. Uma rede de praias fluviais que compete com as praias do litoral e muitos quilómetros de percursos (pedestres e de BTT) para a descoberta e a aventura.
Ali, onde em tempos a natureza escondeu alguns dos seus melhores segredos. Que agora ressurgem em vários recantos feitos surpresa e deslumbramento.
• Book in Xisto: Plataforma online que permite reservar alojamentos, restaurantes ou experiências nas 27 aldeias do xisto.
A Plataforma Online pretende canalizar toda a oferta de alojamento e actividades que anualmente mobiliza quase meio milhão de turistas. Sem intermediários: O objectivo é gerar riqueza naquela região do centro de Portugal.
Este tipo de turismo tornou-se num grande atractivo entre os portugueses e também entre os espanhóis, em escapadelas de fim-de-semana nos 27 concelhos. Alguns bem perto da fronteira espanhola da Extremadura, Castilla e León.
Mesmo assim, alemães e franceses são os turistas estrangeiros que mais visitam as Aldeias do Xisto.