Estranha palavra esta… saudade!
Tantos matizes e sentidos.
Parece ganhar ainda significado especial para quem vive numa ilha. Ou para quem… da ilha parte para o outro lado do mar.
Que pode ser aqui no continente ou nas Américas.
Esta Saudade é canção que já vimos bailada em diversas ilhas do Açores. Uma das mais comoventes e significativas terá sido no Corvo, quando por lá andei com o Passeio de Jornalistas – que na altura eu organizava!
Daquela noite corvina muitas recordações terão ficado à vintena de profissionais da comunicação social que comigo navegaram na Lancha do Mestre Augusto da ilha da Flores até aquela que é a ilha mais pequena do arquipélago dos Açores.
E estes cantadores de São Jorge conheço eu bem. Das minhas andanças peregrinas – quando a rádio ainda se fazia directa e sem rede de qualquer terra de língua portuguesa. Outros tempos…!
► O Grupo Etnográfico da Beira – aqui em formação de canto e sem dançadores – afirma-se de fiel representação das danças e cantares, dos usos e costumes das gentes de São Jorge.
• Bandolim, viola da terra, violão e violino, os instrumentos que se juntam às vozes.
• Gravação: Beira, S. Jorge, Açores – 24/04/2011
• Realização: Tiago Pereira | Som: Sara Morais
Bom Dia ; Descobrir Portugal ;! Amei esta partilha destes maravilhosos Cantores ,que saudades eu já tinha de os ouvir ,e ver,São umas vozes que entram dentro do meu coração ;muitos parabéns a todos ;! nunca parem ;! sejam felizes ;!Obrigadas ;!
Boa noite ,Descobrir Portugal ;! Muito obrigadas mais uma vês ,por partilharem connosco ,esta vozes maravilhosas ;! e estes lindos toques dos instrumentos ;até arrepia ,por mim eu dava-lhe ;! mil pontos ;de saudade ;!
[…] com 20 continentais jornalistas meus convidados – na Tasca do Alberto da Fajã do Ouvidor, em São Jorge. Mas nunca vou conseguir esquecer as imagens e o peso das ausência na tragédia da Ribeira […]
Amo Portugal de paixao…Fiz meu mestrado em Porto…Lá conheci meu grande amor q infelizmente nao tem condiçoes de vir ao Brasil,ao nao ser como turista…as músicas portuguesas encantam me e essa sobremodo deixou me a morrer de saudades