
Lisboa tem mesmo 7 colinas? E porque chamam “alfacinhas” aos lisboetas? Há mesmo uma estátua de um imperador mexicano numa das praças da capital? Muito haveria por dizer e por contar sobre Lisboa. Uma das capitais mais antigas da Europa, cidade fundada ainda antes de Roma, possui uma história milenar e repleta de pequenos e saborosos detalhes, alguns dos quais transformados em lendas. Descubra 15 curiosidades sobre Lisboa.
1. Por que é que os homens do lixo são “Almeidas”?
Chamamos “Almeidas” aos homens que recolhem o lixo porque os primeiros a fazer esse trabalho vinham de Almeida, na Guarda, vila fronteiriça da comarca de Pinhel. Se fossem naturais da Lixa, cidade do concelho de Felgueiras, esta história tinha mais piada.
2. Por que é que há um arco no meio da Praça de Espanha?

O arco que está no meio da praça fazia parte do Aqueduto das Águas Livres e estava na Rua de São Bento. Foi desmontado aquando de umas obras de remodelação, em 1938, e esteve espalhado na rotunda da Praça de Espanha até 1998, ano em que um gigante apaixonado por Legos o devolveu à sua forma original.
3. É mesmo proibido dar de comer aos pombos? Porquê?

Dar milho aos pombos é proibido de acordo com o n.º1 do Art.º 60º do Regulamento de Resíduos Sólidos. A dieta é obrigatória para evitar que esta praga se reproduza. Ou seja, se os pombos comerem os seus restos de pão e bolos não vão comer o milho contraceptivo que é distribuído pela cidade com o objectivo de controlar essa encantadora população de aves que insiste em redecorar os nossos carros com os seus excrementos.