Na linguagem, no imaginário, no dia-a-dia… associamos as flores a quase tudo. E a partir delas fazemos afirmações significativas e… significantes.
Entre o viva quem é uma flor e o não é flor que se cheire vai um abismo de leituras, vontades e intenções. E do cumprimento (que é explícita manifestação de agrado por um encontro) ao qualificativo (de revés, quase a pedir abano de cabeça) só resta em comum a flor. Que não será por certo da mesma cor, aroma, macieza, sabor ou agrado…!
Clique para ampliar e ver a imagem original
Verdade seja dita que também afirmamos que a alegria é a flor de um dia. Mas depois surge o elogio das ausências com a expressão as palavras não ditas são as flores do silêncio.
E há outras afirmações menos subtis e até de mais difícil acordo. Como aquela: flor ao peito, asno perfeito.
Coisas de provérbios e ditados!
Claro que, cada um, faz destas afirmações da sabedoria popular aquilo que bem lhe apetece. Até quando, mais profundas, parecem validadas por um rasto de razão: Da mesma flor a abelha tira o mel e a vespa o fel, diz também o povo.
Tinha prometido a mim próprio que iria também sondar a ligação entre as flores e a política, ou os políticos. Desisti! Eles andam cada vez mais sensíveis e afectados. E com tais poses de primas-donas que é melhor nem perder tempo com tal coisa.
Fico-me antes na contemplação desta flor de amendoeira do Vale do Sabor, terras de Torre de Moncorvo. Com os parabéns ao seu autor, Armando Calisto.
Apetece falar de flores. Vá se lá saber porquê…
Flores mesmo, sem subterfúgio ou segundo sentido de palavra.
Daquelas que nascem das hastes e ramos de… (Ler Mais)
Flores que são beleza, paixão, deslumbramento, aconchego, mezinha…
Nas tisanas e outras providenciais infusões, exaltam prazeres de fragrância e sabor. Acrescentam poderes medicinais… (Ler Mais)
Algumas, de tão provocantes e apetecíveis, apetece mesmo comer.
E então, quando sedosas ao toque, cheirosas e suaves, de formas bem desenhadas e cores cheias… (Ler Mais)
Como em tudo na vida, manda bom senso (e experiência!) que não se dispense a precaução. As escolhas têm de ser acertadas… Porque nem todas as flores são boas de comer: Algumas são… (Ler Mais)
E, da mesma palavra… significados e sentidos tão diferentes: Da excelência da flor de sal aos melefícios da flor de vinho, um abismo!
Que nome poderia ter o sal de melhor qualidade e de… (Ler Mais)
[…] Da mesma flor, a abelha tira o mel e a vespa o fel […]
[…] Da mesma flor, a abelha tira o mel e a vespa o fel […]
[…] Da mesma flor, a abelha tira o mel e a vespa o fel […]